VOLKSWAGEN COMEÇA A CONSTRUÇÃO DE SUA FÁBRICA PARA MODELOS ELÉTRICOS NA CHINA

A Volkswagen iniciou a construção de uma nova fábrica de automóveis na China. Uma planta que será fundamental na futura expansão da família de veículos elétricos que a empresa alemã está trabalhando. Uma fábrica projetada especificamente para a produção de carros elétricos de bateria sustentados pela nova plataforma MEB.
A construção dessa nova planta acontece em Anting, Xangai. Essas instalações são fruto da joint-ventura mantida entre a Volkswagen e a SAIC, um de seus sócios locais. A previsão é que a fábrica esteja em operação em algum momento do ano de 2020 e contará com a tecnologia mais avançada na produção de automóveis elétricos. Uma das chaves será a automatização de grande parte do processo de fabricação.
Essa nova fábrica estará equipada com mais de 1.400 robôs com padrão Indústria 4.0 e todo tipo de tecnologias, como AI, AR e VR. Com pouco mais de 600.000 metros quadrados, a planta incluirá áreas como uma pequena estrada de testes, linhas de montagem de baterias e equipamento de estamparia. Sua capacidade de produção anual alcançará os 300.000 veículos.
O primeiro carro elétrico da Volkswagen com a plataforma MEB que será produzido nessa fábrica será a versão de produção do Volkswagen I.D. Crozz Concept. Lembrando que antes que isso ocorra, o Volkswagen I.D. Neo, o primeiro elétrico da família I.D. da Volkswagen já estará sendo fabricado. Sua produção terá início no final do próximo ano na Saxônia (Alemanha). Seu lançamento significará a partida definitiva do Volkswagen e-Golf.
Essas instalações também serão utilizadas para a produção de carros elétricos da SAIC Volkswagen para o mercado chinês, entre os quais haverá majoritariamente SUVs de tamanho médio e grande.
No último mês de junho a FAW-Volkswagen inaugurou uma segunda fábrica em Fosan e que também terá um papel protagonista nos planos de eletrificação da empresa. Atualmente estão fabricando modelos da Volkswagen e Audi baseados na plataforma MQB, mas a partir de 2020 será transformada em uma planta para a produção de veículos elétricos com a plataforma MEB.