VOLKSWAGEN CONCEPT R: O ROADSTER ESPORTIVO QUE NUNCA CHEGOU A SER PRODUZIDO

A quinta geração do compacto alemão por excelência, o Volkswagen Golf, foi lançada no mercado em 2003, e foi a que deu origem à linha mais ampla da história da marca, com modelos como o Golf Plus e derivados como o Scirocco, o Tiguan e o Touran, além do conversível Eos. O que a marca nunca chegou a produzir foi um roadster esportivo.
De fato, no Salão de Frankfurt 2003, a marca alemã apresentou o Volkswagen Concept R, um modelo também derivado do Golf, com um design agressivo e uma proposta mecânica muito interessante, seguindo a filosofia ‘tudo atrás’.
O modelo media 4.160 mm de comprimento (um pouco menos que um Audi TT atual, com 4.190 mm), 1.780 mm de largura e 1.250 mm de altura, contando com proporções de um esportivo puro. O design, elegante e de linhas tensas, era assinado por Murat Günak e Peter Schreyer. Neste caso, o carro foi pintado em um tom cinza azulado, denominado Frozen Sky.
A nível estético, exibia uma frente de acordo com os modelos da época, com elementos cromados, uma grande grade e faróis LED, enquanto que na vista lateral se destacava por musculosos arcos que escondiam rodas de liga leve de 19 polegadas, em desenho de cinco raios e com pneus medindo 255/40.
Na traseira ostentava lanternas LED, que lembram ligeiramente às do Eos, além de duas corcovas atrás dos bancos e saídas de escape duplas em posição central. Já no habitáculo, contava com estofamento de couro na cor Dark Earth e múltiplos elementos cromados, mas talvez o mais surpreendente é que os bancos de espuma eram fixos, e o que se ajustava era toda a estrutura do volante e os pedais.
O coração do carro era o motor a gasolina V6 de 3.2 litros do Golf R32, neste caso em posição central, com tração traseira e acoplado a uma transmissão automática DSG, de dupla embreagem e 6 velocidades. Entregava 265 cv de potência e um torque máximo de 350 Nm.
Graças a essa configuração, o protótipo roadster anunciava uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5.3 segundos e uma velocidade máxima teórica de 270 km/h, embora a Volkswagen assegurasse que a velocidade real era limitada de forma eletrônica a 250 km/h.
Infelizmente, o Volkswagen Concept R ficou em um mero exercício de design por parte da marca alemã, e embora houvesse tentativas posteriores de lançar um esportivo de dois lugares, o projeto nunca chegou a materializar-se, e há quem diga que a Volkswagen poderá reviver esta ideia dentro da família ID, com um sistema de propulsão 100% elétrico.