VOLKSWAGEN CONSIDERA LANÇAR UM POLO GTI CLUBSPORT COM 270 CV

Em sua nova geração, o Volkswagen Polo GTI acomoda suas bases sobre a plataforma modular MQB-A0, uma arquitetura preparada para suportar motores de alta potência. O novo Polo GTI utiliza um motor TSI de 2.0 litros que desenvolve 200 cv de potência, mas a marca alemã já considera uma versão ‘Clubsport’ que acrescentará um pouco mais de potência no compacto esportivo.
De acordo as declarações de Martin Hube, porta-voz da Volkswagen, o fabricante de Wolfsburg já pensa em um Polo GTI Clubsport, equipado com o motor TSI 2.0, mas com uma potência próxima aos 270 cv, equipado com o diferencial de deslizamento limitado VAQ que é utilizado na versão Clubsport do Golf.
Mas além da questão técnica, Hube foi consultado sobre o que acontecerá com o Golf GTI com a chegada de uma hipotética versão Clubsport do Polo, que sem dúvidas será mais potente. Hube assegurou que com o Golf próximo de receber sua nova geração, isso não será um problema, portanto, entende-se que em sua oitava geração o Golf GTI terá potência suficiente para evitar que os 270 cv do Polo GTI Clubsport encostem em sua traseira.
De toda forma, ainda não há confirmação oficial sobre sua chegada ao mercado, embora as possibilidades sejam mais altas que a de um hipotético Polo R, que com a adição da tração integral e o diferencial Haldex acrescentará cerca de 200 quilos adicionais ao seu peso final, muita coisa para um carro das dimensões do Polo. Por outro lado, um Volkswagen Polo GTI Clubsport com tração dianteira seria mais viável, já que o diferencial eletrônico acrescentará apenas 20 quilos ao trem dianteiro.
A comercialização do novo Volkswagen Polo GTI 2018 apenas começou nos principais mercados da Europa, portanto, ainda há tempo para uma versão mais potente.