Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. VOLKSWAGEN DO BRASIL CELEBRA O INÍCIO DA PRODUÇÃO DO NOVO NIVUS

Notícias

VOLKSWAGEN DO BRASIL CELEBRA O INÍCIO DA PRODUÇÃO DO NOVO NIVUS

23/10/2024

Voltar
VOLKSWAGEN DO BRASIL CELEBRA O INÍCIO DA PRODUÇÃO DO NOVO NIVUS

A Volkswagen do Brasil iniciou esta semana (21/10) a produção em larga escala do novo Nivus em sua fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com a mais alta tecnologia e inovação. O novo Nivus inaugura uma nova era de conectividade para a Volkswagen do Brasil, com o novo VW Play Connect de 10.1 polegadas e o novo aplicativo Meu VW 2.0. E a pedido do público, a versão esportiva GTS do novo Nivus já está confirmada para o primeiro semestre de 2025. Primeiro modelo 100% desenvolvido na Região América do Sul e também produzido e vendido na Europa (com o nome Taigo), o Nivus estreou no mercado em 2020 e já conta com mais de 243 mil unidades produzidas na Anchieta.

Sucesso de vendas, o SUVW Nivus, que inaugurou a tendência de modelos coupé no Brasil, está entre os 12 veículos mais comercializados do Brasil, considerando todos os segmentos; só em 2024 já foram mais de 43 mil unidades entregues aos clientes brasileiros. A força do Nivus também contribui para que a Volkswagen do Brasil seja a líder de vendas no segmento de SUVs no país, com toda a sua família SUVW, formada por T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já soma mais de 118 mil unidades emplacadas em 2024. O segmento de SUVs é o que mais cresce no Brasil, respondendo por 37% do mercado. Além disso, o Nivus é sucesso além das fronteiras nacionais: já foi exportado para mais de 43 países. 

“Primeiro modelo 100% desenvolvido na Região América do Sul e também produzido e vendido na Europa, o Nivus é estratégico para a Volkswagen do Brasil e motivo de orgulho para todos nós. E o Novo Nivus representa o nosso olhar para o futuro, agora ainda mais seguro, tecnológico e conectado. Também é uma satisfação enorme anunciarmos para 2025 a versão GTS, tão esperada pelos fãs da marca. Depois do Novo T-Cross e da Nova Amarok, ambos com grande sucesso de vendas já no lançamento, o Novo Nivus é o terceiro modelo da nossa ofensiva de 16 veículos até 2028. Os lançamentos são parte dos investimentos robustos de 16 bilhões de reais da Volkswagen no país, reafirmando o nosso compromisso com o desenvolvimento social e econômico”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. 

Do total de 16 bilhões reais para o Brasil, 13 bilhões de reais serão destinados às unidades paulistas da Volkswagen: a Anchieta, incluindo a área produtiva e o Centro de Design e Engenharia, que é um dos mais avançados do Grupo Volkswagen; além das fábricas de Taubaté, São Carlos (motores) e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo. Os outros 3 bilhões de reais serão destinados à fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR). 

Produção inclui recursos de Indústria 4.0, como IA, impressora 3D, drone, realidade virtual e aumentada 

A produção do novo Nivus na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, conta com a mais alta tecnologia e inovação. Atualmente, a unidade produz os modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro. O novo ciclo de investimentos da Volkswagen também prevê a produção de dois veículos inéditos na Anchieta que serão anunciados em breve. 

A Volkswagen do Brasil utiliza recursos avançados com ferramentas de Indústria 4.0 que envolvem IA (Inteligência Artificial), impressoras 3D, drones, além laboratórios de realidade virtual e aumentada. 

A IA (Inteligência Artificial) está presente em diversos processos. Entre os quais, os robôs de inspeção das carrocerias na Pintura, garantindo a alta qualidade da superfície. A tecnologia conta com aprendizagem continuada, evoluindo sempre. 

Com as adaptações na linha de produção para receber o novo Nivus, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen na Região América do Sul a implementar uma inovação para automatizar a montagem dos vidros dianteiros e traseiros com Inteligência Artificial. A ação verifica o dimensional da carroceria e faz a montagem precisa, atendendo aos altos requisitos de qualidade da marca. O novo processo ficou tão eficiente que foi aplicado a todos os modelos produzidos na unidade. A Inteligência Artificial está em outros processos, como em câmeras com sensores que fazem inspeção de partes corretas, como o teto do carro. 

Impressoras 3D são utilizadas na produção de peças para protótipos, ferramentas e dispositivos que auxiliam os colaboradores na produção. A impressão 3D reduz o tempo de desenvolvimento de novos produtos, garante a eficiência e a sustentabilidade, com processos otimizados sem descartes de moldes. 

O uso de drones para fazer o controle de peças em estoque é uma ação disruptiva que trouxe criatividade e inovação ao processo logístico. Além da agilidade na leitura das peças, as informações são enviadas on-line para os sistemas que verificam os estoques em um processo 100% digital. 

A fábrica Anchieta também conta com laboratórios de realidade virtual e aumentada para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, no desenvolvimento de novos veículos, criação de protótipos virtuais, avaliações funcionais e visuais combinando elementos físicos e virtuais e de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo. 

Nos laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente, os veículos de desenvolvimento ou postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade. O SUVW Nivus, por exemplo, foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido com protótipos virtuais nas primeiras etapas. 

Mais uma vez, o time da Anchieta usou recursos de realidade virtual para analisar antecipadamente as modificações que aconteceriam na linha de produção com a entrada do novo Nivus e validar o produto em ambiente virtual, garantindo segurança, assertividade, ergonomia e otimização de processos antes mesmo de dar o ‘start’ na produção. 

“A fábrica Anchieta, que completa 65 anos em 2024, é uma história de sucesso. Além de ser a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca, a Anchieta é um complexo industrial completo e um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação. Iniciar a produção do novo Nivus é uma honra para todos nós. O modelo é o nosso Volkswagen do coração, que foi pensado e desenvolvido pelas nossas pessoas, está no Top 12 dos veículos mais vendidos do Brasil, considerando todos os segmentos; já foi exportado para mais de 43 países e também é produzido e vendido na Europa (com o nome Taigo). Tenho orgulho das nossas pessoas que fazem o Nivus!”, celebra Leandro Lemos de Oliveira, plant manager da Anchieta. 

Sustentabilidade na produção: um compromisso com as pessoas e o planeta 

Com a sustentabilidade em seu DNA, a Volkswagen do Brasil inova ao ser a primeira fabricante de automóveis do País a ter biometano (gás natural renovável) em sua matriz energética. O fornecimento já teve início para as fábricas Anchieta e Taubaté. A ação inovadora é parte da estratégia global de descarbonização da Volkswagen, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050 no mundo. A Volkswagen também foi a primeira fabricante de automóveis do mundo a assinar o Acordo de Paris. 

A partir de 2024, as duas fábricas vão receber 1.35 milhões de m³ de biometano por ano, porém a partir de 2027 a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8.1 milhões de m³ por ano, sendo 6.5 milhões para a Anchieta e 1.6 milhão para Taubaté, fornecidos pela Raízen. O volume de biometano adqurido será destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil. 

No Brasil, a pauta ESG também segue em evolução constante. A Volkswagen do Brasil foi a pioneira do setor automotivo brasileiro a conquistar o Certificado Lixo Zero multisites. Com suas cinco unidades do Brasil certificadas, a Volkswagen obteve nota média de 94%, acima da exigida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Destaque para o Centro de Peças e Acessórios (PAC) da Volkswagen, em Vinhedo (SP), que conquistou nota 99,9%, a mais alta já concedida pelo instituto, além de ser o primeiro centro de distribuição de peças a conquistar a certificação no País. 

Todas as unidades da Volkswagen do Brasil utilizam energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis com o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) ou declarações reconhecidas pelo GHG Protocol. 

Nivus demonstra a força brasileira no desenvolvimento de produtos 

Orgulho nacional, o SUVW Nivus foi o primeiro modelo 100% desenvolvido na Região América do Sul a ser também produzido e comercializado na Europa, na unidade de Pamplona, na Espanha, com o nome Taigo, destacando a força da Volkswagen no desenvolvimento local de veículos. 

O Nivus também conta com vários outros pioneirismos e inovações. Foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido com protótipos virtuais nas primeiras etapas. O modelo também estreou o sistema de infotainment VW Play, também desenvolvido na Região América do Sul e que virou referência no mercado, sendo exportado para mais de 70 países. 

Novo Nivus inaugura era de conectividade na VW e tem inédito GTS 

O novo Nivus inaugura uma nova era de conectividade da Volkswagen. Apresentando novo design exclusivo e iluminação inédita, o modelo carrega consigo outros quatro lançamentos: a nova central multimídia VW Play Connect; o novo app Meu VW 2.0; pacote opcional Outfit inédito; e a tão aguardada versão esportiva GTS que, a pedido do público, chegará às concessionárias em 2025.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter