VOLKSWAGEN ESTUDA TRANSFERIR A PRODUÇÃO DO PASSAT PARA A ESLOVÁQUIA

É preciso encontrar um novo local para a produção do Volkswagen Passat. O modelo da Volkswagen é fabricado atualmente na planta da marca em Emden (Alemanha). No entanto, este centro de produção será reconvertido em não muito tempo em um verdadeiro templo para o carro elétrico, já que a fábrica se especializará na produção de veículos elétricos de bateria.
Nos últimos meses vinha-se especulando com os possíveis destinos para o Volkswagen Passat. Recentemente se dava como certo que era um dos modelos que seriam produzidos na nova fábrica que o Grupo Volkswagen construirá na Turquia. No entanto, novos relatos assinalam em uma direção totalmente oposta. Agora se considera a Eslováquia como o possível local para a produção do modelo.
A junta diretiva da Volkswagen se reunirá esta semana para fechar todos os detalhes sobre o centro de produção planejado para a Turquia e ao qual serão destinados 1.3 bilhões de euros. Lembrando que, embora o projeto tenha recebido luz verde, foi pausado por causa da situação geopolítica que vive o país. Deve ser tomada uma decisão rápida porque a planta deve estar operativa em outubro de 2022.
Para essa mesma data, a fábrica de Emden, na Alemanha, deve iniciar a produção de automóveis elétricos e, portanto, já não haverá lugar para o Passat e suas versões de carroceria. Pelo fato de os prazos de tempo serem realmente ajustados, estão sendo estudadas outras opções, como a possibilidade de transferir a produção do Passat para a fábrica da Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia.
Em Bratislava são fabricados os seguintes modelos do Grupo VAG: Volkswagen Touareg, Audi Q7, Volkswagen up!, SEAT Mii e Skoda Citigo. Adicionar o Passat à linha de montagem será uma excelente notícia para os trabalhadores da fábrica, já que garantirá a carga de trabalho para os próximos anos. Mais ainda tendo em conta que os três pequenos carros urbanos estão com os dias contados e que em um futuro não muito distante, serão substituídos por veículos elétricos.
Por enquanto a Volkswagen só decidiu transferir parte da produção do Skoda Karoq à Bratislava, com o objetivo de aliviar parte da carga de trabalho na fábrica da Skoda em Kvasiny (República Checa). As fábricas da Skoda estão trabalhando acima de sua capacidade devido à crescente demanda dos seus modelos.