VOLKSWAGEN FARÁ ALTERAÇÕES NA PLATAFORMA MEB PARA MELHORAR SEUS CARROS ELÉTRICOS

A plataforma MEB é o coração dos carros elétricos de nova geração do Grupo VAG. Uma arquitetura desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos a bateria que foi determinante para que, por exemplo, a própria marca Volkswagen pudesse conceber a família ID. composta atualmente por uma quantidade considerável de modelos. Além disso, essa plataforma também está sendo usada por outras marcas do Grupo, como é o caso da Skoda, Audi e CUPRA.
O Grupo Volkswagen, sob a premissa de converter-se na referência global da mobilidade elétrica, decidiu realizar importantes mudanças nessa plataforma. Uma arquitetura que em pouco tempo se tornará o eixo principal da oferta de produto de boa parte das marcas que formam este conglomerado automobilístico. O número de veículos elétricos, não só da marca Volkswagen, que utiliza a plataforma MEB está crescendo rapidamente.
Os próximos carros elétricos do Grupo Volkswagen oferecerão rendimentos superiores graças às alterações que serão realizadas na plataforma MEB. A empresa confirmou sua intenção de introduzir uma série de melhorias que lhe permita realizar uma evolução da plataforma usada atualmente. Uma evolução que, do ponto de vista do consumidor final, se traduzirá em veículos elétricos com mais autonomia, tempos de carga reduzidos e desempenhos superiores.
Na informação divulgada pelo Grupo Volkswagen fica claro que as melhorias que serão aplicadas à plataforma MEB permitirão aos próximos veículos elétricos alcançarem autonomias de até 700 km. Também se destacam potências de carga superiores aos 200 kW, o que significará reduzir consideravelmente o tempo de espera para recarregar a bateria. E por último, embora não menos importante, uma aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 5.5 segundos para os veículos com tração total.
A empresa não entrou em detalhes sobre quando começaremos a ver estas melhorias. No entanto, é muito pouco provável que modelos que já podem ser encontrados no mercado, como o Volkswagen ID.4 ou o CUPRA Born, sejam beneficiados. Será preciso esperar as futuras renovações ou que entre em cena um modelo totalmente novo.
Por outra parte, o Grupo Volkswagen aproveitou para reafirmar quais serão os próximos modelos que passarão a incorporar-se à família ID. da Volkswagen. O último membro a entrar em cena foi o Volkswagen ID. Buzz. Até o próximo ano de 2025 verão a luz a versão de produção do Volkswagen ID. Life e do Volkswagen Aero B, dois modelos que estão destinados a desempenhar um papel de destaque em seus respectivos segmentos.