VOLKSWAGEN GOLF ATUALIZADO TERÁ NOVOS MOTORES 1.5 A GASOLINA E DIESEL
A Volkswagen já havia anunciado que os ciclos comerciais de seus modelos seriam reduzidos. Deste modo o Golf, como estandarte da linha alemã, deveria apresentar sua nova geração em 2018. No entanto, parece que antes disso chegará uma atualização do modelo, um restyling esperado para o final deste mesmo ano. E agora já conhecemos uma das novidades, sua nova linha de motores diesel e gasolina de 1.5 litros.
Em uma entrevista no Salão de Detroit, Herbert Diess, CEO da marca Volkswagen, anunciava a chegada de uma nova geração de motores 1.5 que substituirão boa parte da linha atual. Deverão ser trocados os 1.6 TDI e pelo menos alguns 2.0 TDI. No caso dos motores a gasolina, o 1.4 TSI dirá adeus graças a esta nova geração.
Não há muitos detalhes, mas trata-se de uma estratégia já vista em outros fabricantes. O mesmo motor atenderá uma ampla gama de potências, que poderá ir desde os 110 cv até os 180 cv. Diferentes melhoras e uma eletrônica específica são as chaves de uma nova família de motores que compartilhará cilindrada, seja gasolina ou diesel. Isso é visto em outros fabricantes, como os motores modulares da BMW.
Essa nova família de motores 1.5 da Volkswagen será uma evolução dos 1.4 TSI e dos 1.6 TDI, portanto conforme explicou Herbert Diess, não é um desenvolvimento partindo do zero. O custo de produção deverá ser maior que as unidades atuais. Talvez isso tenha a ver com uma tecnologia mais avançada.
A grande vantagem, segundo Diess, será uma economia de peso e uma maior eficiência, sendo esperado também um consumo sensivelmente menor nessa atualização do Volkswagen Golf. Logicamente essas mecânicas chegarão a outros modelos como o Passat e o Polo.