VOLKSWAGEN GOLF GTI MK II SERÁ UMA REALIDADE

Há alguns meses, o designer digital Khyzyl Saleem tomou como base a segunda geração do Volkswagen Golf GTI e decidiu criar um projeto que tornasse o pequeno compacto em uma máquina de corridas. Após um tempo de espera, foi o próprio designer que confirmou através de suas redes sociais que este kit de carroceria para o Volkswagen Golf GTI MK II será uma realidade em um futuro próximo.
Saleem trabalhará junto com JP Performance e Prior Design, dois preparadores especializados, para materializar este projeto. Tudo na carroceria retangular do Golf GTI foi redesenhado para integrar um pacote aerodinâmico radical. Na parte frontal surge um novo para-choque com um splitter de grande tamanho e entradas de ar redesenhadas. A característica grade do Golf GTI, com sua franja e a denominação do modelo em vermelho se conserva sem nenhuma mudança, mas os faróis centrais foram cobertos, enquanto que os exteriores foram substituídos por outros de LED muito mais modernos.
O capô não apresenta mudanças, mas os para-lamas dianteiros foram aumentados drasticamente de tamanho para incrementar a largura do veículo, enquanto que por sua vez servem como saídas de ventilação para refrigerar o motor. O mesmo ocorre com os para-lamas traseiros, que voltam a aumentar radicalmente sua largura para abrigar rodas traseiras de grande diâmetro. As saias laterais foram substituídas por novas com apêndices aerodinâmicos.
Já na traseira, todo o protagonismo vai para o aerofólio instalado sobre o teto, um spoiler regulável de grande tamanho que com certeza gerará uma grande carga aerodinâmica em altas velocidades. O vidro vigia traseiro foi coberto com lâminas do tipo persiana, enquanto que o para-choque traseiro foi literalmente recortado para deixar à vista suas duas saídas de escape centrais e a largura de seus pneus.
Embora não tenham sido oferecidas imagens do interior, é possível perceber que o habitáculo foi ligeiramente redesenhado com uma jaula de segurança, bancos dianteiros do tipo bucket e o característico estofamento xadrez do Volkswagen Golf GTI cobrindo os bancos dianteiros e traseiros, e os painéis das portas. Completando esta modificação, provavelmente será instalada uma suspensão pneumática que ajudará a alcançar esta altura tão rebaixada.
Também não há detalhes da parte mecânica, pero com certeza uma preparação deste calibre requererá muito mais potência que os 160 cv que entregava o GTI G60 da época.