VOLKSWAGEN GOLF R 2017 CHEGA COM MAIS POTÊNCIA
O emblema ‘R’ sempre é sinônimo de esportividade quando se fala de modelos de carros ou de motocicletas. Na linha do Volkswagen Golf já está a muitos anos dando o que falar. Surgia na terceira geração com o Golf VR6, sendo a versão mais potente e utilizando um motor em ‘V estreito’ de seis cilindros, daí sua denominação. Mais tarde chegariam os R32, da quarta e quinta gerações, com tração integral e um motor 3.2 debaixo do capô. Na sexta, chegava o Golf R, com o motor 2.0 TFSI que já era capaz de gerar 300 cv.
Há algumas semanas a Volkswagen revelava a atualização realizada na linha Golf, o bem sucedido modelo compacto da marca. Apesar de não existirem grandes mudanças estéticas em seu exterior, pouco mais que uma iluminação em LED e uma nova forma nos para-choques, seu interior foi melhorado com novos equipamentos, o Virtual Cockpit e muito mais tecnologia, especialmente para os novos sistemas de segurança, ajudas à condução e conectividade. Destacando a tela de controle por gestos.
A família GTI do Golf aumentava seu desempenho nesse restyling. O Volkswagen Golf GTI passava dos 220 aos 230 cv, enquanto que o Golf GTI Performance de 230 a 245 cv. Nada se sabia do Golf R, mas agora a marca se pronunciou sobre essa versão. Assim como antes, o Golf R estará disponível tanto em carroceria hatchback como na perua Variant.
Essa versão mantém o motor de 2.0 litros turbo e a tração nas quatro rodas, no entanto, aumenta sua potencia até os 310 cv, situando o torque nos 400 Nm. Desse modo, a linha R ganha 10 cv e 20 Nm. Com a carroceria compacta é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 4,6 segundos. Encontra-se disponível com transmissão manual e DSG, com um preço começando em 40.675 euros na Alemanha.