VOLKSWAGEN GOLF R32 2005: O ÚLTIMO V6 DA FAMÍLIA

Embora o motor 2.0 TSI já estivesse começando a aparecer através do Volkswagen Golf GTI de quinta geração (200 cv), ainda havia espaço (e ausência das restritas normas de emissões) para um Golf com motor V6.
Claro, estamos falando da versão R32, que utilizava uma mecânica aspirada de 3.2 litros e 250 cv a 6.300 rpm, com um torque máximo de 320 Nm entre 2.800 e 3.000 giros.
Este bloco de 24 válvulas pertencia à ‘velha escola’, pelo fato de não dispor de turbo alimentação e contar com injeção indireta. Podia ser acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades ou a uma caixa automática de dupla embreagem DSG, também com 6 relações.
O Volkswagen Golf V R32, comercializado a partir do ano de 2005, vinha de série com a tração total 4MOTION através de uma embreagem Haldex. Como era frequente naquela época, era possível optar entre carrocerias de três e cinco portas.
Em relação ao GTI, a suspensão (McPherson na frente e multibraço atrás) era um pouco mais firme e a carroceria estava rebaixada 5 milímetros. O sistema de freios contava com discos ventilados dianteiros de 345 milímetros e traseiros de 310, com pinças pintadas na cor azul e pneus com dimensões 225/40 R18.
Em termos de desempenho, este compacto de 4.24 metros de comprimento e 1.435 quilos vazio anunciava uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6.5 segundos e uma velocidade máxima limitada a 250 km/h, com a transmissão manual. Para efeito de comparação, o Golf R atual (320 cv) leva apenas 4.7 segundos para chegar aos 100 km/h.
Quanto ao consumo, a versão manual anunciava 12 km/l no ciclo NEDC, muito menos real que o atual WLTP, de modo que o normal seria estar acima dos 10 km/l, mesclando trechos urbanos e de estrada.
No interior, o componente mais especial eram os bancos do tipo bucket, estofados em couro, com marcados apoios laterais tanto para o tronco como para as pernas. Além disso, o volante era ligeiramente achatado na parte inferior e ostentava a inscrição ‘R’. Os pedais em acabamento metálico também ajudavam a gerar uma atmosfera esportiva.
Em relação ao preço, há 17 anos o Golf V R32 custava na Europa 35.140 euros. Hoje em dia, unidades de segunda mão podem ser encontradas por um valor em torno de 15.000 euros, claro que dependendo do estado e da quilometragem.