VOLKSWAGEN GOLF RS 450 BY MANHART: O COMPACTO ALEMÃO AGORA COM MAIS DE 400 CV
Durante os últimos anos vinha-se especulando muito sobre o lançamento de um Volkswagen Golf R com uma potência superior aos 400 cv. Para dizer a verdade, o carro esteve rodando em várias ocasiões com esse objetivo, mas no final o projeto foi cancelado. Os alemães trataram de compensá-lo com versões apimentadas como o GTI TCR, mas nunca com especificações tão elevadas como as prometidas. No entanto, a Manhart tem a solução para esse problema.
Com a oitava geração do famoso compacto revelada, incluindo algumas das versões de maior desempenho, agora chega a vez da mais potente de todas, que provavelmente descarregará sobre o asfalto cerca de 330 cv, assim como o Audi S3. Mas enquanto esse momento não chega, os entusiastas do Golf terão que se conformar com o R da geração anterior que acaba de demonstrar todo o seu potencial. Dizemos isso porque a Manhart proporcionou uma série de vitaminas para superar os 400 cv de potência.
O grande protagonista, portanto, é o motor turbo alimentado de quatro cilindros e 2.0 litros, uma unidade que, graças à presença de um turbo de maior tamanho, um kit de admissão de carbono e uma ECU reprogramada, é capaz de entregar sobre o asfalto um total de 450 cv e um torque máximo de 500 Nm. Além disso, a Manhart quis melhorar e amplificar o som do motor TSI ao acrescentar uma nova saída de escape que promete um som mais espetacular.
Fora estas modificações mecânicas, ninguém percebe o que este Volkswagen Golf R esconde debaixo do capô, já que o aspecto é praticamente idêntico ao do modelo original. No entanto, podemos encontrar rodas personalizadas de 19 polegadas, um para-choque dianteiro modificado, molas rebaixadas e vários adesivos ao redor da carroceria. Em um deles, situado no pilar C, aparece o número de unidades que serão desenvolvidas do denominado Manhart RS 450, ou seja, um total de 10.
Com as novas especificações não terá nenhum problema em encarar rivais do porte dos Audi RS3 e Mercedes-AMG A 45 S, cujos propulsores descarregam sobre o asfalto 400 e 421 cv, respectivamente.