VOLKSWAGEN ID.2: UM SUBSTITUTO ELÉTRICO PARA O POLO

A família Volkswagen ID. continua se expandindo rapidamente com a chegada dos Volkswagen ID.3 e o recente ID.4, além das futuras incorporações como o ID.5, o ID.6 e a versão de produção do ID. Space Vizzion. O objetivo dessa onda de elétricos não é outro que o de cumprir com seu plano de vender mais de um milhão de carros elétricos em 2025.
Um volume de vendas que será sustentado principalmente pelo mercado europeu. É por isso que a marca alemã busca conquistar também o ambiente urbano com um modelo menor que o ID.3 para mover-se como um peixe na água pelas cidades da Europa. O objetivo não é outro que desenvolver uma espécie de equivalente ao Polo em versão elétrica, que inclusive já é conhecido internamente como ‘Small BEV’, um pequeno carro elétrico que buscará ser o verdadeiro elétrico compacto de produção em massa com o qual a marca de Wolfsburg pretende aproximar a mobilidade elétrica do grande público.
Mas para dizer a verdade, embora falemos de um ‘equivalente’ ao Polo, existem fontes que já apontam que inclusive seja um substituto do Polo, que após quase meio século de vida poderá acabar encontrando sua aposentadoria definitiva com a chegada deste novo modelo.
Uma substituição que parece vir mais cedo que tarde, já que segundo destaca a Automotive News Europe, a Volkswagen já está desenvolvendo dois novos modelos elétricos mais compactos e acessíveis que chegarão para aproximar a eletrificação pura dos segmentos mais compactos e baratos.
De fato, conforme destaca uma fonte anônima da empresa, poderão ser os já bem comentados ID.1 e ID.2, que com o objetivo de ‘democratizar’ de verdade o carro elétrico, chegarão com uma bateria de lítio-ferrofosfato mais barata de ser produzida.
Por um lado, isso confirma os rumores de que haveria um modelo inclusive mais urbano na linha com o nome de ID.1, como já se começou a comentar há pouco mais de um ano. No entanto, até agora não havíamos tido notícias sobre um possível ID.2, um modelo que chegará com desempenho e autonomia superiores a outros elétricos atuais como um Renault Zoe e um tamanho mais compacto que o de um ID.3.
Isso deixaria o Volkswagen Polo em uma situação muito delicada, que já viu por exemplo, a sua versão mais esportiva GTI ter desaparecido de sua linha na Europa. Trata-se de um prelúdio a um desparecimento total, já que com a pressão das normas meio-ambientais no Velho Continente não seria nenhuma surpresa.