VOLKSWAGEN ID.4 GTX: COM 300 CV O SUV ELÉTRICO SE TORNA UM ESPORTIVO
Há algumas semanas a Volkswagen confirmava que a família do seu recém-chegado ID.4 se ampliaria com uma nova versão de caráter dinâmico que por sua vez estrearia uma denominação que se expandirá ao resto dos modelos elétricos da marca: GTX. Na verdade, não é algo que surpreenda, já que em 2019 soubemos que o fabricante alemão estava trabalhando em versões de alto desempenho para sua linha ID.
O Volkswagen ID.4 GTX presume de ser o primeiro modelo da marca baseado sobre a plataforma modular MEB a equipar tração nas quatro rodas e oferecer, por sua vez, elementos estéticos diferenciadores que lhe aportam um toque mais atrativo. Neste sentido, a marca alemã introduziu novos para-choques, sendo o dianteiro o mais destacado, pois exibe três luzes diurnas nos extremos em forma de diamante, assim como uma tela inferior com desenho de colmeia. Na lateral aparece uma placa metálica distintiva desta versão e na traseira destacam-se as lanternas com uma nova assinatura luminosa.
A cor da carroceria é mais dominante que nos modelos de tração traseira, pois tanto o teto como o aerofólio traseiro são pintados de preto, enquanto que a barra da moldura do teto é de um tom antracite de alto brilho. O interior também conta com uma nova combinação de cores, com a seção superior do painel e os painéis das portas em uma cor escura X-Blue, que representa a sustentabilidade. Outros detalhes destacados são as costuras vermelhas em contraste, os pedais de alumínio e o logotipo GTX presente no volante, nas soleiras laterais, assim como nos encostos dos bancos dianteiros.
Como mencionado no início, uma das grandes novidades desta versão esportiva é sua configuração de dois motores elétricos. Desta maneira, o condutor contará com tração total e debaixo do seu pé direito estarão disponíveis 300 cv de potência, alimentados por uma bateria de íons de lítio de 77 kWh de capacidade. Estas cifras farão com que se relacione com os Skoda Enyaq iV RS e Cupra Tavascan. O tempo que o GTX leva para acelerar de 0 a 100 km/h é de 6.2 segundos e sua velocidade máxima está limitada a 180 km/h.
A escolha destas três letras está de acordo com as atuais denominações que a Volkswagen utiliza no resto de sua linha mais apimentada, como os GTI, GTD e GTE. A principal novidade chega com a presença do ‘X’ que fará referência ao tipo de tração que exibirão estes modelos. É que junto a uma série de melhorias exteriores e interiores de estilo esportivo que permite diferenciar estes produtos do resto da linha, estará a citada tração nas quatro rodas e uma configuração de duplo motor. O próximo a receber este tratamento será o ID.5 GTX.
O ID.4 GTX será lançado na Europa no próximo verão por lá. Na Alemanha, começará com um preço de 50.415 euros.