VOLKSWAGEN ID.5: O IRMÃO COUPE DO ID.4 JÁ ESTÁ RODANDO EM NÜRBURGRING

É possível que no dia de sua apresentação tenha um nome diferente, mas o exemplar que aparece nas imagens foi batizado como Volkswagen ID.5 pelos fotógrafos de plantão no circuito de Nürburgring, então por enquanto, esse irmão coupe do recém-apresentado ID.4 ficará com esta denominação. Também é possível que passe a receber o sobrenome de GTX, pois a própria marca alemã confirmou que neste próximo ano haverá novidades a respeito.
Seja qual for o seu nome definitivo, o que temos nas imagens é o próximo automóvel elétrico que a marca de Wolfsburg apresentará nos próximos meses, apoiado na arquitetura modular que dá vida tanto ao citado Volkswagen ID.4 como ao seu irmão compacto ID.3, a MEB. Basicamente estamos diante do mesmo SUV ecológico que surgiu há apenas algumas semanas, mas com uma série de aspectos de design diferentes, especialmente na parte traseira, pois a frente não parece ter recebido alguma mudança.
Como vem sendo habitual neste tipo de testes de desenvolvimento, a camuflagem continua sendo um dos grandes protagonistas, pois ainda é cedo para revelar as chaves estéticas deste ID.5, mas a grande mudança surge na forma que adota a carroceria a partir do pilar B até a tampa traseira, com uma clara linha de teto descendente que dá forma a um estilizado automóvel ecológico. Além disso, a traseira se completa com um chamativo aerofólio.
Também podemos ver um sistema de escape artificial que simula duas saídas, mas sabemos que os veículos elétricos não usam estes elementos. Talvez seja uma senha de identidade da futura versão de alto rendimento que receberá o nome de GTX, que contará como principal atrativo um segundo motor elétrico que se complementará com um sistema de tração nas quatro rodas. Lembrando que tanto o Volkswagen ID.3 como o ID.4 contam com um único propulsor que envia toda a energia ao eixo dianteiro.
Por esse motivo, espera-se que o modelo que aparece nas imagens disponha de pelo menos duas opções mecânicas, uma mais simples que virá herdada de seus citados irmãos e outra de maior desempenho que acrescentará um segundo motor elétrico no eixo traseiro, oferecendo um total de 306 cv de potência ao combinar-se com a outra unidade elétrica. O torque máximo, como esperado, passará dos 310 aos 450 Nm, enquanto que a autonomia superará os 500 quilômetros nas versões mais caras.