VOLKSWAGEN ID.6: UM SUV DE 7 LUGARES E MECÂNICA 100% ELÉTRICA
Após várias fotos flagrantes e vazamentos, o terceiro membro da família ID. de carros elétricos da Volkswagen já é uma realidade. Acaba de ser apresentado o novo Volkswagen ID.6, um crossover de zero emissões e com um relevante ‘sabor chinês’ que se posiciona como uma interessante opção de mobilidade elétrica para as famílias.
O novo ID.6 foi revelado na China, um lançamento que acontece no âmbito do Salão de Shanghai 2021. E não é casual que sua estreia aconteça no distante e exótico país asiático, já que o novo crossover elétrico da Volkswagen será produzido e vendido em território chinês.
A Volkswagen está decidida a impulsionar sua ofensiva elétrica na China, o primeiro mercado automobilístico do mundo para o carro elétrico. O novo ID.6 estará disponível em duas versões chamadas Crozz e X. Em traços gerais é um modelo que a nível estético exibe um aspecto familiar. E em parte é lógico, já que adota a linguagem de design que a Volkswagen aplica a seus modelos ID.
Na parte dianteira surgem faróis com tecnologia LED que conectam diretamente com uma delgada (e fechada) grade. O para-choque conta com formas características que ajudam a transmitir certa força. Olhando o perfil lateral, temos uma linha que se assemelha, em certa medida, à do Volkswagen ID.4 que está à venda na Europa e nos Estados Unidos.
Na parte traseira, o traço mais distintivo que chama a atenção são as lanternas, delgadas e horizontais. Além disso, estão unidas, o que ajuda a realçar a sensação de largura. Aliás, o novo ID.6 poderá contar com diferentes desenhos de rodas de 19, 20 e 21 polegadas.
O Volkswagen ID.6 mede 4.876 mm de comprimento, 1.848 mm de largura, 1.680 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.965 mm.
Com relação ao interior do novo ID.6 surge outra das chaves deste elétrico. É que em seu habitáculo podem viajar até 7 passageiros adultos. E mais, a Volkswagen comercializará este novo modelo em versões de 6 e 7 lugares. Neste aspecto optou-se por oferecer certa margem de manobra na hora de realizar a configuração. Ao utilizar a plataforma MEB é possível oferecer um grande espaço interior sem que as dimensões exteriores sejam excessivas.
Em termos gerais, o design interior segue a linha marcada pelo resto dos membros da linha ID. da Volkswagen, exibindo-se elegante e minimalista. O número de controles físicos é bastante reduzido. A tela táctil de 12 polegadas se converte no centro nevrálgico e em um elemento chave para manejar o sistema de infotainment. Também conta com um quadro de instrumentos digital.
O equipamento tecnológico é suficiente, e a própria marca destaca o pacote IQ.Drive, composto de diversos sistemas de assistência à condução, que permitem desfrutar de uma experiência de condução confortável e segura.
Colocando em um segundo plano a parte estética e as opções de configuração do interior, é importante dar uma olhada no âmbito mecânico, já que se trata de um carro elétrico. Na linha ID.6 haverá dois tamanhos de bateria: 58 e 77 kWh. A isso há que somar três níveis de potência: 132 kW (180 cv), 150 kW (204 cv) e 225 kW (306 cv).
O torque máximo variará entre 220 e 310 Nm em função da potência do motor elétrico. A velocidade máxima se situa nos 160 km/h e a opção mais potente é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6.6 segundos. A autonomia, logicamente, variará em função da bateria. Com base no ciclo de homologação NEDC da China, é de 436 e 588 km respectivamente.
Assim como assinalamos antes, o novo ID.6 é um veículo de enfoque chinês. A produção em série deste novo elétrico será realizada em duas fábricas chinesas localizadas em Anting e Foshang. Só estará disponível na China e será comercializado em duas versões. Uma com o selo da SAIC e outra com o da FAW, ambos aliados locais do Grupo Volkswagen.
A abertura do livro de pedidos e desembarque do novo ID.6 na China acontecerá neste mesmo ano. Assim que se aproxime a data de lançamento, a marca revelará o resto dos detalhes, como equipamentos e preços.