VOLKSWAGEN ID. BUZZ: A VAN ELÉTRICA SEGUE EM TESTES
Foi uma das surpresas do Salão de Detroit 2017. O Volkswagen I.D. Buzz Concept, um veículo 100% elétrico com capacidade de até oito ocupantes e funções de condução autônoma que chegaria ao mercado no ano de 2022. E agora, alguns anos depois, e com a nova geração do Volkswagen Multivan (T7) já apresentada, a marca de Wolfsburg prepara finalmente a sua chegada, assim como confirmam as fotos flagrantes da esperada van elétrica.
Primeiro foi a vez de uma mula de testes que utilizava uma falsa carroceria de um Volkswagen T6.1 para esconder os segredos do futuro Volskwagen ID. Buzz de produção. No entanto, os fotógrafos de plantão acabam de descobrir uma unidade já com suas formas definitivas, embora engenhosamente camuflada para tratar de confundir os curiosos. Isso porque o peculiar disfarce faz com que os grupos ópticos sejam vistos de diferente forma da realidade, mas se olharmos com atenção descobriremos que os verdadeiros se estendem na horizontal, especialmente na parte traseira, pois estão conectados entre si.
O Volkswagen ID. Buzz nasce como uma homenagem à mítica Kombi e finalmente verá a luz em 2022. Concretamente será produzido na fábrica de Hannover, Alemanha, para todos os mercados onde está prevista sua comercialização: Estados Unidos, Europa e China.
Também conseguiram fotografar o interior desta van elétrica, e para dizer a verdade não causou nenhuma surpresa, já que as formas gerais são similares às de um ID.3 ou ID.4. Desta forma, surge uma instrumentação minimalista, apoiada por uma tela táctil no meio do painel, debaixo da qual aparece uma série de botões, enquanto que o quadro de instrumentos digital recorre a um pequeno display. Este segue contando com um satélite à sua direita pensado para manipular a transmissão.
A Volkswagen revelou as primeiras características deste ID. Buzz em um evento em Pebble Beach em 2017, algo que não foi uma casualidade, já que é na Califórnia onde o veículo terá um de seus principais mercados. Sabe-se que haverá duas versões, de passageiros, com o nome de ID. Buzz e comercial, o ID. Buzz Cargo, e com funções de condução autônoma de nível 3, dado que a plataforma modular MEB específica para veículos eléctricos que utilizará, permite várias configurações.
O Volkswagen ID. Buzz será 100% elétrico, e contará com baterias -localizadas no solo a fim de conseguir a melhor habitabilidade possível - com capacidades que vão desde os 48 kWh aos 111 kWh, o que permitirá uma autonomia máxima que rondará os 550 km. As versões com um único motor contarão com uma potência de 150 kW (204 cv) que moverão as rodas traseiras, e que lhe permitirão alcançar uma velocidade máxima limitada de 160 km/h, similar à dos ID.4 e ID.3. Além disso, a Volkswagen também oferecerá em algum momento uma segunda opção com dois motores e tração total.
A chegada deste novo Volkswagen ID. Buzz está prevista para o próximo ano na Europa e pouco depois chegará aos Estados Unidos e à China. Um pouco depois, em 2025, se espera que esta nova van elétrica receba a avançada tecnologia de condução autônoma da Argo AI, a empresa que Volkswagen e Ford estão impulsionando de forma conjunta.