VOLKSWAGEN ID. R ALMEJA O RECORDE DE CARROS ELÉTRICOS DE NÜRBURGRING

Após estabelecer o novo recorde absoluto da célebre subida de Pikes Peak Hill, nas montanhas do Colorado, nos Estados Unidos, com o protótipo ID. R, a Volkswagen volta a apontar a um novo recorde com esse concept elétrico no verão europeu de 2019: o recorde de carros elétricos no icônico circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, a maior referência mundial para avaliar a performance dos automóveis esportivos.
O objetivo é superar os 6:45.90 segundos conseguidos em 2017 pelo Nio EP9, o elétrico mais rápido no traçado norte de Nürburgring, um superesportivo com homologação para circular em estradas públicas e não um protótipo como o VW ID. R. O autor do recorde, a uma média de 185 km/h, foi o piloto britânico Peter Dumbreck.
“Após o recorde em Pikes Peak, o tempo mais rápido para carros elétricos em Nürburgring é o próximo grande desafio para o ID. R”, declara o diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets. “Um recorde de volta no Nordschleife é uma grande conquista para qualquer automóvel, seja um carro de corrida ou de produção”, acrescentou Smeets.
A versão do ID. R que está sendo desenvolvida para a tentativa de recorde de Nürburgring mantém os dois motores elétricos com uma potência total de 500 kW (680 cv) e o peso inferior a 1.100 kg, incluindo o piloto, o que permitiu fazer o melhor tempo em Pikes Peak.
“Acima de tudo, vamos modificar a aerodinâmica, adaptando-a para o circuito de Nürburgring, que diferem muito das de uma montanha como Pikes Peak”, diz François-Xavier Demaison, diretor técnico da Volkswagen Motorsport.
Ao contrário de uma estrada de montanha, que começa a uma altitude de 2.862 metros e termina a 4.302 metros, o Nordschleife serpenteia pela floresta de Eifel entre 320 e 617 metros acima do nível do mar. “Parte integrante do nosso projeto meticuloso para a tentativa de recorde será o intenso programa de testes e de desenvolvimento do ID. R em várias pistas, durante a primavera”, explica Demaison.
Romain Dumas estará novamente ao volante do ID. R, depois de Pike Peak. O piloto francês ganhou o Pikes Peak International Hill Climb com o ID. R Pikes Peak em junho de 2018 e ao estabelecer um tempo de 7:57.148 segundos, tornou-se o primeiro piloto, em mais de 100 anos dessa competição, a baixar a marca dos oito minutos. O francês também conta com quatro vitórias na prova das 24 horas em Nürburgring.
“Só de pensar em conduzir o ID. R em Nürburgring me dá arrepios na espinha. Conheço a pista muito bem, mas com o ID. R será um desafio completamente diferente, devido à sua poderosa aceleração e as elevadíssimas velocidades de curva que poderá atingir”, disse Dumas.
“Mal posso esperar pelos primeiros testes”, afirma o francês. “Bater o recorde para carros elétricos na pista alemã certamente não será um passeio no parque”, refere Dumas.