VOLKSWAGEN I.D. R PIKES PEAK FOI APRESENTADO NA FRANÇA

A localidade francesa de Alès, lugar onde nasceu Romain Dumas, foi o cenário escolhido para a apresentação do Volkswagen I.D. R Pikes Peak, o protótipo elétrico com o qual a marca alemã tentará arrebatar o recorde de um veículo elétrico na mítica subida da montanha americana. À frente, esse protótipo que lembra um LMP1 ou um DPi, pois a Porsche Motorsport colaborou em seu projeto, tem o desafio de baixar o tempo de 8:57.118 marcado por Rhys Millen em 2016 com o e0 PP100, mas sempre tendo em mente do recorde absoluto de Sébastien Loeb com o Peugeot 208 T16 Pikes Peak, fixado em 8:13.878.
Com uma aerodinâmica muito cuidada e que de alguma forma culmina em seu enorme aerofólio, tão característico dos protótipos de Pikes Peak, o Volkswagen I.D. R Pikes Peak conta com uma mecânica que permite sonhar com os recordes anteriormente citados. No entanto, assim como o histórico Golf bimotor que já competiu nessa escalada, o I.D. R Pikes Peak conta com dois motores elétricos que geram um total de 670 cv de potência e um torque de 650 Nm. Com um peso abaixo dos 1.100 quilos, o protótipo da Volkswagen acelera de 0 a 100 km/h em 2,25 segundos.
Além de contar com baterias de íons de lítio com alta densidade energética para oferecer a máxima quantidade de energia aos motores durante a longa subida, o Volkswagen I.D. R Pikes Peak está equipado com um sistema de recuperação de energia através das frenagens, onde os motores passam a ser geradores que transformam essa energia em eletricidade para recarregar as baterias. Na verdade, se estima que cerca de 20% da energia utilizada durante a subida de Pikes Peak é gerada dessa maneira. Não obstante, nos quase 20 quilômetros de escalada se escondem um total de 156 curvas e uma infinidade de frenagens.
Embora Romain Dumas não pudesse estar na apresentação do Volkswagen I.D. R Pikes Peak por seus compromissos com a Porsche nas Blancpain GT Series, o piloto francês será o grande protagonista do programa de testes que começa imediatamente. Com seus 39 anos de idade, Dumas tem em seu currículo um total de três vitórias em Pikes Peak, além de ter vencido as 24 Horas de Le Mans em duas ocasiões. O francês também tem experiência em rallys, o que de alguma forma lhe servirá para enfrentar com maior garantia aquela que é conhecida como a ‘ascensão às nuvens’.