VOLKSWAGEN ID. SPACE VIZZION: ADIANTANDO UMA PERUA 100% ELÉTRICA

A Volkswagen apresentou o sétimo carro conceito da família ID. na véspera do Salão de Los Angeles, nos EUA. O ID. Space Vizzion chega após o ID., ID. Crozz, ID. Buzz, ID. Vizzion, ID. Buggy e ID. Roomzz. Como todos os modelos da linha ID., o novo ID. Space Vizzion será totalmente elétrico. Seu design e formas materializam um enfoque totalmente novo. Um detalhe especialmente marcante é a parte dianteira com aberturas para fluxo de ar, que permitiu atingir o excelente coeficiente de arrasto (Cx) de 0.24. O ID. Space Vizzion combina as qualidades aerodinâmicas de um Gran Turismo com o espaço interior generoso de um utilitário esportivo, definindo assim um segmento totalmente novo.
“O novo ID. Space Vizzion traz flexibilidade sem igual, qualidade sem concessões e o design alemão para a nova era da mobilidade”, afirma Klaus Bischoff, diretor de Design da Volkswagen. O carro conceito é baseado na matriz modular elétrica da Volkswagen (MEB). A capacidade bruta da bateria, de 82 kWh, permite uma autonomia de até 590 quilômetros (segundo o WLTP) ou 300 milhas (pela regulamentação da EPA). Com potência de sistema de até 250 kW (4MOTION), o ID. Space Vizzion acelera de 0 a 100 km/h em 5.4 segundos.
Veículos elétricos não precisam de radiador nem de grande espaço para alojar o motor, o que possibilita uma nova liberdade de criação. No caso do ID. Space Vizzion, os designers e engenheiros aproveitaram essa liberdade para otimizar a aerodinâmica e, dessa forma, aumentar a autonomia do veículo. Aberturas para fluxo de ar foram integradas à cativante dianteira do carro: o ar flui através de um painel horizontal entre os faróis e é direcionado para a traseira sobre o capô esguio.
Também há fluxo de ar nas áreas externas do para-choque dianteiro, a partir de onde também é direcionado para a traseira. As aberturas para fluxo de ar no para-choque e no capô do ID. Space Vizzion foram projetadas como itens funcionais e também atuam como elementos de estilo inconfundíveis do exterior do carro.
O ID. Space Vizzion aproveita integralmente os benefícios proporcionados pela plataforma MEB, exclusiva para veículos elétricos. Graças às dimensões compactas do sistema de propulsão elétrico e à bateria integrada ao assoalho, o espaço interior disponível lembra mais o de um sedan Premium com longa distância entre-eixos do que o de um modelo de porte médio.
Não é apenas a propulsão elétrica que faz do ID. Space Vizzion um veículo sustentável, mas também os materiais utilizados em seu interior. Eles são feitos, consistentemente, de materiais sustentáveis como o novo AppleSkin - um couro artificial contendo resíduos provenientes da produção de suco de maçã. Além disso, no interior do ID. Space Vizzion não existem cromados - eles são substituídos por uma pintura com aparência semelhante ao cromo.
Com seu habitáculo totalmente digitalizado, o ID. Space Vizzion define um novo posicionamento em termos de controle intuitivo. Pela primeira vez, todas as informações relevantes são exibidas num mostrador head-up (à altura dos olhos do motorista) em realidade aumentada. No lugar do clássico painel há um mini display contendo apenas informações básicas de condução.
Todas as funções de informação e entretenimento, conforto e conexão online, assim como ajustes do veículo, são agrupadas em uma tela táctil de 15.6 polegadas que parece suspensa em pleno ar. O motorista também recebe informações importantes através da ID. Light - uma faixa luminosa interativa entre as colunas dianteiras (‘A’).
O ID. Space Vizzion proporciona uma antevisão concreta do modelo de produção em série que será apresentado no fim de 2021 e lançado em diferentes versões na Europa, América do Norte e China.
O ID. Space Vizzion foi apresentado no renomado Petersen Automotive Museum, em Los Angeles. A estreia mundial do modelo coincidiu com a abertura da exposição permanente ‘Construindo um Futuro Elétrico’. A Volkswagen é parceira do museu e a exposição mostra facetas de futuros veículos, desde o design e protótipos a visões de sua produção.
Fonte: Volkswagen