VOLKSWAGEN ID.X CONCEPT: ADIANTANDO UM ID.3 MAIS RADICAL E ESPORTIVO

A apresentação do novo Volkswagen ID.4 GTX significa nem mais nem menos que o tiro de largada de uma nova família de veículos. Uma linha de modelos elétricos e esportivos. Desde o momento que o Volkswagen ID.3 chegou ao mercado, especulou-se com a possibilidade de que a Volkswagen desenvolvesse uma versão de alto desempenho. Uma versão que, com base no roteiro que o fabricante alemão está seguindo, receberá a denominação comercial ID.3 GTX.
Agora, o próprio Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen, permite vislumbrar como será um ID.3 mais radical e esportivo. O responsável máximo da empresa alemã revelou através da rede social Linkedin um interessante projeto. Trata-se do novo Volkswagen ID.X Concept, um modelo conceitual que foi criado sobre a base de um ID.3, mas que por sua vez está estreitamente relacionado com o mencionado ID.4 GTX.
O design exterior dota o ID.X de uma personalidade própria. A combinação de cores é muito chamativa e deixa claro que não estamos diante de um ID.3 convencional. O objetivo não foi outro que trazer à tona o caráter que esconde o carro elétrico. Esta combinação de cores também se traslada ao interior. Agora, além destas mudanças estéticas, o que é realmente importante está nas entranhas do veículo.
Para o desenvolvimento do ID.X foi tomado como ponto de partida um ID.3 com bateria de 62 kWh. Foi modificado o powertrain, chassi e inclusive o sistema de infotainment. A bateria foi substituída por uma de maior capacidade que permite alcançar os 82 kWh. Dispõe de dois motores elétricos, um instalado no eixo dianteiro e outro no traseiro. Portanto, conta com tração total.
A potência alcança os 245 kW (333 cv), portanto, supera com folga os 299 cv que desenvolve o novo ID.4 GTX. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5.3 segundos. Além disso, o dirigente máximo da Volkswagen assegura que é 200 kg mais leve que um ID.3 padrão. Agora, não foi explicado quais ajustes foram realizados na hora de aplicar tal dieta.
A Volkswagen não tem planos de produzir um ID.X como tal, mas Brandstätter assegurou que tomarão ideias deste projeto para serem aplicadas em um futuro.