VOLKSWAGEN ID.1: O MENOR MODELO DA LINHA ID. CHEGARÁ EM 2025

O Volkswagen ID.1 é um carro elétrico que está em fase de desenvolvimento. Quando se tornar realidade, no início de 2025, será o menor carro da família ID e também o mais barato, com um preço objetivo inferior aos 20.000 euros.
O ID.1 será semelhante em tamanho ao Volkswagen Polo atual e conceitualmente será o substituto do Volkswagen e-up!. Significará a porta de entrada à mobilidade elétrica, logo abaixo de um Volkswagen ID.2 que aponta aos 25.000 euros.
Sua produção acontecerá na Espana a partir de 2025 e está previsto que outras marcas do Grupo Volkswagen - Cupra e Skoda, para sermos exatos - também desenvolvam suas próprias interpretações deste modelo.
Ainda não há imagens do Volkswagen ID.1, mas a notícia de que substituirá o Volkswagen e-up! e a linguagem de design será do ID.3 e do ID.4, permitem imaginar como será quando se tornar realidade.
O e-up! mede 3.60 metros de comprimento, 1.65 de largura e 1.49 de altura, com uma distância entre os eixos de 2.42 metros. O novo ID.1 se situará na mesma faixa. Partirá de uma versão curta da plataforma MEB.
Podemos esperar um ID.3 ‘em escala’ com detalhes definidores, como a grade cega da frente com linhas limpas e arredondadas. Entre este último e o próprio motor elétrico, que necessita menos espaço que um a combustão tradicional, também se pretende dotar o habitáculo da máxima amplitude possível.
A Volkswagen ainda não confirmou as especificações mecânicas do futuro ID.1. Os britânicos da Autocar apontam que a intenção da marca é equipá-lo com uma bateria de 57 kWh que proporcionará 400 quilômetros de autonomia. No passado também se comentava que poderá montar baterias de 24 e 36 kWh, com faixas de 175 e 300 quilômetros entre cargas, respectivamente.
Com relação ao motor, a Autocar aponta para um motor dianteiro de 234 cv de potência.