VOLKSWAGEN INAUGURA NOVA FÁBRICA EM NINGBO, SUDESTE DA CHINA
- A produção começa na 105ª planta em todo o mundo e a 16ª do Grupo VW na China
- Nova tecnologia de produção baseada na Modular Transverse Toolkit ( MQB )
- Capacidade de produção anual de 300.000 veículos dos modelos Volkswagen e Skoda
- 5.700 novos postos de trabalho
O Grupo Volkswagen está ampliando sua capacidade de produção conforme o planejado e assim otimizar a utilização da capacidade de sua rede de produção na China. Prof Dr. Martin Winterkorn, presidente da Volkswagen AG, e o Prof Dr. Jochem Heizmann, membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG e Presidente e CEO do Grupo Volkswagen China, foram hoje acompanhados por Hu Maoyuan, presidente da SAIC Motor Corporation Ltd., inaugurar a nova planta da Shanghai-Volkswagen em Ningbo, sudeste da China. A fábrica está projetada para uma capacidade de produção anual de 300.000 veículos.
Prof Dr. Winterkorn disse: "Esta fábrica de última geração é mais uma prova do compromisso abrangente do Grupo Volkswagen na China. Aqui em Ningbo e juntamente com os nossos parceiros, o nosso espírito pioneiro está mais uma vez conduzindo de forma econômica e técnica o progresso da indústria automotiva chinesa. Estamos trabalhando duro para oferecer aos nossos clientes da China os melhores veículos com tecnologias mais eficientes, projetados e fabricados na China para as nossas marcas do Grupo. A planta de Ningbo também dá um novo impulso para explorar todo o potencial do enorme mercado do sul e oeste de Shanghai" .
Prof Dr. Heizmann acrescentou: “O período de construção em menos de dois anos ressalta a boa cooperação com nossos parceiros chineses. Com a nova fábrica em Ningbo podemos trazer aos nossos clientes chineses, produtos novos e inovadores baseados no Toolkit Modular Transverse ainda mais rápido e não é só isso, Ningbo é uma das plantas do Grupo Volkswagen ambientalmente mais compatíveis.”
A fábrica de Ningbo está localizada cerca de 150 quilômetros ao sul de Anting (área da Grande Shanghai) vai criar 5.700 novos postos de trabalho. Com a sua própria estamparia, montagem e pintura alem de uma unidade de montagem final, a planta tem uma capacidade de produção anual total de 300.000 veículos. A produção já está em andamento com o novo Skoda Superb. Outros modelos Volkswagen e Skoda baseados no Toolkit Transversal Modular seguirão na próxima fase.
A Volkswagen estabelece novos padrões para a produção de automóveis utilizando eficientemente os recursos sustentáveis ??na China. Processos avançados, juntamente com medidas para reduzir o consumo de energia e as emissões, são elementos chave nesta estratégia. Por exemplo, os condensadores de vapor são utilizados para aquecer a água em Ningbo. O consumo de água na linha de pintura diminuiu em 90 % em comparação com os processos convencionais e as emissões anuais de CO2 serão reduzidas em 15 mil toneladas.
A fábrica de Ningbo é a 5ª fábrica de veículos da Shanghai-Volkswagen. A joint venture atualmente opera fábricas de veículos em Anting, Nanjing e Yizheng, na província de Jiangsu. Além disso, a produção da fábrica em Urumqi, região de Xinjiang, começou há algumas semanas. A próxima planta em Changsha, no sul da China central, está programada para operar em 2015.
A China é o maior mercado de vendas do Grupo Volkswagen. Em 2012, a empresa e os seus parceiros Shanghai-Volkswagen e a FAW-Volkswagen entregaram 2,81 milhões de veículos para clientes na China. Nos primeiros nove meses deste ano, as entregas aumentaram cerca de 18 % em comparação com o mesmo período do ano anterior, para 2,36 milhões de veículos. O Grupo Volkswagen tem como objetivo ampliar a capacidade de produção anual para aproximadamente 4 milhões de veículos em 2018.