VOLKSWAGEN JÁ CONSIDERA DESENVOLVER UMA PICK-UP ELÉTRICA DEPOIS DE VER O AVANÇO DA RIVIAN E DA TESLA

Embora grande parte das marcas esteja aparentemente concentrada no desenvolvimento de SUVs e carros elétricos, há um segmento que está chamando poderosamente a atenção sem que, até o momento, tenhamos visto um só modelo de produção: as pick-ups elétricas, um segmento em que a Volkswagen já está de olho.
Na verdade, a Volkswagen, que já está há algumas semanas envolvida na produção do seu primeiro automóvel elétrico, o ID.3, pretende lançar uma linha bem completa de modelos, desde SUVs, até um shooting brake e inclusive uma van que será a continuação elétrica da Kombi.
Mas agora que outras marcas como Tesla, Nikola e Rivian estão muito avançadas no desenvolvimento suas pick-ups elétricas, o fabricante de Wolfsburg está olhando para este segmento que promete crescer muito no futuro próximo.
Ou pelo menos assim deu a entender Thomas Ulbrich, responsável pela mobilidade elétrica da Volkswagen, que em uma recente entrevista ao pessoal do Autoblog, comentou: “Ter uma Amarok ou um modelo similar usando tecnologia BEV é uma discussão difícil. Estamos olhando o que vem fazendo a Rivian, porque normalmente é difícil acreditar que uma pick-up como a Amarok, por exemplo, possa ser eletrificada”.
Ulbrich deu a entender que seguiu de perto o avanço da start-up americana e isso o fez pensar na possibilidade de contar com sua própria pick-up elétrica: “Passo a passo nossa pesquisa nos faz pensar que é possível. Tornando essa tecnologia cada vez mais forte, um modelo tipo Amarok será elétrico", confirmou.
O acima exposto não parece nada surpreendente, já que o recente acordo de colaboração entre Ford e Volkswagen inclui o desenvolvimento de pick-ups médias e vans por parte da marca de Dearborn tomando como base a plataforma elétrica do gigante alemão.
No entanto, as coisas poderão não ser tão fáceis para a Volkswagen, já que o plano de desenvolver uma pick-up elétrica significará desenvolver uma plataforma completamente nova, uma vez que a plataforma MEB só está apta para carrocerias que não sejam monocasco. Neste caso, a outra solução será desenvolver uma pick-up elétrica tomando como base a plataforma da Ford.
Enquanto vemos como se desenrola essa história, só resta esperar e, enquanto isso, testemunhar a chegada da próxima geração da Amarok que, como sabemos, já é fruto da colaboração dos dois gigantes automobilísticos.