VOLKSWAGEN LANÇARÁ FROTA DE CARROS AUTÔNOMOS DE NÍVEL 5 EM 2021

Matthias Muller, CEO do Grupo Volkswagen, realizou no Salão de Frankfurt 2017 interessantes declarações a um meio do setor, nas quais revela alguns detalhes dos planos que o grupo automobilístico alemão está seguindo em relação ao futuro do carro conectado e os serviços de carsharing que reinarão nas principais cidades do mundo.
Como já estamos vendo a algum tempo, inúmeros fabricantes de primeiro nível, como Renault e o Grupo PSA, estão colocando em marcha em diferentes capitais europeias um serviço de carsharing. O negócio do carro compartilhado terá um papel importante nos próximos anos, e ainda mais quando estiverem presentes os primeiros veículos dotados com tecnologia de condução autônoma de nível 5.
A Volkswagen não está alheia a todos os movimentos que estão sendo realizados por seus principais rivais, e prova disso são os comentários de Muller em Frankfurt. Segundo assinalou o CEO do grupo, foi fixado o objetivo de ter pronta uma frota de carros autônomos de nível 5 no ano de 2021. Inicialmente esses veículos, sem condutor e focados em um serviço de veículo compartilhado, estarão disponíveis em algumas cidades repartidas pelo mundo.
Embora os engenheiros da Volkswagen já estejam trabalhando nisso, Matthias Muller disse que será necessária a mudança em algumas leis de trânsito vigentes e a introdução de novas normas. Garantiu que em países como Estados Unidos, China, Singapura e nos Emirados Árabes, já estão trabalhando nisso, o que permitirá a iminente chegada destes veículos totalmente autônomos.
Embora Muller não entrasse muito em detalhes, assegurou que a empresa está tomando como conceito base e ideia inicial o Volkswagen Sedric Concept, um concept car que a marca revelou no último Salão de Genebra 2017 e com o qual o fabricante quis mostrar sua visão sobre a mobilidade urbana do futuro. Projetado a partir do zero, está equipado com um sistema de nível 5 de condução autônoma e é propulsionado por uma mecânica 100% elétrica.
Em seu interior, há um habitáculo para quatro passageiros, onde o posto de condução desapareceu e tudo está focado na curtição do trajeto conversando com os outros passageiros ou aproveitando a viagem para realizar tarefas relacionadas ao trabalho. Além disso, Muller declarou que também estão sobre a mesa vários projetos de veículos comerciais leves e industriais autônomos.