VOLKSWAGEN MANTÉM TRADIÇÃO COM CARROS DE FESTIVAL E RECORDA VERSÕES DO PASSADO
Celebrar e se conectar com as pessoas através de paixões como a música e os automóveis são especialidades da Volkswagen. E há décadas o fabricante alemão crava seu nome na história de festivais com versões especiais exclusivas, que marcam sua participação nesses eventos.
Foi assim nas edições 2011, 2013 e 2015 do Rock in Rio, sempre com modelos limitados. Agora, como patrocinador do The Town 2023, a VW lança mais uma: o T-Cross The Town, versão alusiva ao evento marcado para setembro, na cidade de São Paulo. Para comemorar mais este feito, a Volkswagen relembra suas versões especiais ao longo dos últimos anos.
Estreia no The Town com T-Cross
Recém-lançado no mercado, o T-Cross The Town, produzido na planta de Curitiba (PR) é baseado na versão 200 TSI. Na versão especial, o modelo ganha itens de série somente encontrados nas configurações mais completas.
Do lado de fora, o SUVW aparece com pintura bicolor - com coluna C e teto pintados na cor Preto Ninja, assim como os retrovisores externos, que são rebatíveis, o rack de teto, e as inscrições ‘T-Cross’ e ‘200 TSI’, ambos na tampa do porta-malas. A lataria pode sair de fábrica em quatro cores: Preto Ninja, Azul Norway, Cinza Platinum e Prata Pyrit. As rodas de liga leve, de 17 polegadas, têm acabamento diamantado e pintadas na cor preta. O destaque externo fica para o badge exclusivo ‘The Town’, localizado próximo da linha de cintura, ligeiramente abaixo dos retrovisores, nas duas laterais do veículo. Ainda do lado de fora, o T-Cross The Town vem faróis de neblina em LED e lanternas traseiras em LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e também câmera de ré.
O best-seller do segmento de SUVs também conta com acabamento interior inédito. Os bancos são revestidos de couro e possuem costura aparente em azul. Os apoia-braços dianteiros são acolchoados e parcialmente em vinil. Além disso, o revestimento do teto e das colunas são escurecidas, trazendo um acabamento mais premium ao T-Cross.
A tecnologia também está presente no habitáculo da versão especial, que oferece cockpit totalmente digital, começando pelo painel de 8.0 polegadas e pelo VW Play de 10.25 polegadas. Sua tela configurável tem usabilidade intuitiva, processamento rápido, espaço para armazenamento (10 gigabytes) e a capacidade de atualizações de recursos por meio de aplicativos. Tudo isso tornou o VW Play um grande sucesso na imprensa especializada. A exclusiva loja de aplicativos do VW Play Apps permite instalar APPs como Spotify, Waze, entre muitos outros, diretamente no VW Play, permitindo uma usabilidade aprimorada e mais conveniente. Além disso, ainda estão disponíveis duas entradas USB tipo C no console central.
Em termos de segurança, o modelo ainda é oferecido com ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Autonomous Emergency Brake/Frenagem Autônoma de Emergência) de série. Outro destaque é a função Start-Stop, que desliga e liga o motor automaticamente no anda-e-para do trânsito ou nos semáforos, economizando combustível e diminuindo as emissões. Construído sobre a plataforma modular MQB, o SUVW é referência em eficiência e rigidez, entrega ainda alto nível de segurança.
Por fim, os compradores do T-Cross The Town recebem um kit exclusivo com itens da edição limitada VW Collection The Town: caixa personalizada com mochila dobrável com logo VW The Town, Squeeze de metal e boné.
Rock in Rio tinha trio em 2015
Gol, Fox e Saveiro foram escolhidos para a série Rock in Rio no ano de 2015. O primeiro deles, o Gol Rock in Rio, era baseado na versão Comfortline do modelo. Equipado com o motor 1.0 Total Flex, ele tinha pacote de equipamentos atraente: ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico, rodas de 15 polegadas Gobi e pneus 195/55 R15, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar, faróis duplos com máscara negra, para-sois iluminados, alto-falantes e alças no teto. Também estavam na lista sensores de estacionamento traseiro e volante multifuncional revestido de couro com costura vermelha.
A parte externa ostentava faixas adesivas e nomenclatura alusiva ao evento nos para-lamas dianteiros. Em seu interior o Gol Rock in Rio trazia soleiras das portas dianteiras com aplique alusivo ao festival. Seus bancos possuíam revestimento com tecido exclusivo, apliques em vinil Laminado Preto Titan e costuras vermelhas com pespontos simples, além da etiqueta ‘Rock in Rio’.
O Fox seguia o mesmo guia de estilo, interna e externamente. Baseado na versão Comfortline, com motor 1.6 MSI, se destacava por trazer rodas de liga leve Colina, de 15 polegadas, grade dianteira com formato de colmeia e pintada em preto brilhante. Outros detalhes exclusivos passavam pelas lanternas traseiras escurecidas e o defletor traseiro, que complementam o visual externo.
Pela primeira vez em sua história, a Volkswagen Saveiro recebeu os pacotes da linha Rock in Rio. O modelo completou a série, que celebrava os 30 anos do Rock in Rio. Com base na versão Highline Cabine Dupla, a picape era equipada com o motor 1.6 MSI. Entre os equipamentos de série da versão Rock in Rio estavam ar-condicionado, conjunto elétrico, capota marítima e rack de teto e sensores de estacionamento traseiros. A Saveiro Rock in Rio trazia ainda rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho Gobi e pneus 195/55 R15.
Fox é estrela em 2013
A parceria entre VW e Rock in Rio retornou em 2013 e o Fox foi escolhido como modelo que coroou a participação da marca alemã no festival carioca. Na ocasião, o Fox Rock in Rio foi comercializado durante seis meses e aparecia mais roqueiro que nunca: a lateral entregava as faixas exclusivas, aplicadas nas bases das portas, com a silhueta de uma guitarra. O modelo, equipado com o consolidado motor 1.6 Total Flex, também aparecia com rodas de liga leve de 15 polegadas.
Ainda na parte externa, o hatch ‘altinho’ trazia grade dianteira com formato de colmeia, enquanto a carroceria poderia sair pintada nas cores sólidas Branco Cristal, Vermelho Tornado e Preto Ninja e nas tonalidades metálicas Azul Night e Prata Sargas. Os retrovisores externos, com repetidores de seta, possuíam capa ‘Chrome Effect’. Para completar o visual, a inscrição ‘Rock in Rio’ aparecia na tampa do porta-malas e acima das caixas de roda dianteiras.
Gol e Fox Rock in Rio 2011
A estreia veio em grande estilo: uma inédita série especial, envolvendo dois modelos distintos, foi desenvolvida pela Volkswagen para celebrar a décima edição do Rock in Rio, em 2011. Gol e Fox Rock in Rio apareciam com acabamento inspirado pelo festival e chegavam de série com ampla gama de equipamentos que os tornavam uma atraente opção de compra.
Voltados para o público jovem, os dois modelos especiais eram customizados nas partes interna e externa. Em alusão às cores do evento, Gol e Fox Rock in Rio eram oferecidos nas tonalidades Azul Boreal e Branco Cristal, e matizes diferenciadas de vermelho para cada um dos modelos: Flash para o Gol e Tornado para o Fox.
Em termos de motorização, o Gol Rock in Rio trazia motor 1.0 Total Flex. Chegava às concessionárias equipado com rodas de liga leve de 14 polegadas com design Alameda, na cor Cinza Ubatuba. Já o Fox Rock in Rio era impulsionado pelo motor Total Flex 1.6 litro e utilizava rodas de liga leve com 15 polegadas e design Tribal, também Cinza Ubatuba.
O destaque maior na lateral dos dois modelos era o largo adesivo que corria ao longo das duas portas, na parte inferior. Original, além do logotipo Rock in Rio, o friso ousava ao incluir uma inédita cena em silhueta, típica de um show de rock, mostrando o envolvimento do público. A coluna B dos carros era recoberta por um adesivo preto e, no Gol, a banda inferior sob as portas tinha acabamento em preto fosco. A dianteira do Gol Rock in Rio trazia ainda um friso cromado no para-choque, além de faróis escurecidos, como ocorria também no Fox. Na traseira, destacavam-se as lanternas, também escurecidas, e uma faixa preta entre os refletores, na parte inferior. Outros adesivos pretos foram usados na tampa traseira e no local da placa.
A série Rock in Rio se destacava interiormente pelos bancos exclusivos, em tecido malharia Rock cinza. Os assentos dianteiros tinham logotipos vermelhos bordados no encosto e, na lateral, a silhueta de uma guitarra, em azul. O teto e as colunas eram escurecidos, em cinza Antracite, tornando o ambiente mais acolhedor e simultaneamente esportivo. Detalhes internos, como os aros das entradas de ar e a moldura em torno da alavanca de câmbio apareciam em vermelho, e até o cinzeiro removível contava com logotipo na tampa - uma peça que, eventualmente, poderiam ser usada fora do carro, como porta-lápis ou objeto de decoração.
Além de contarem com um veículo diferenciado, os compradores da série Rock in Rio ganhavam um benefício extra, que certamente agradava a quem era fã do rock’n roll no início dos anos 2010: era uma senha exclusiva, que daria direito a baixar, através da internet, músicas gravadas ao vivo durante o evento. A série especial Rock in Rio, lançada em 2011, foi oferecida durante apenas três meses e tinha produção limitada de 900 exemplares mensais do Gol e 350 do Fox.
Bônus track: Gol Rolling Stones
Não era festival. Mas um show inesquecível aconteceria em 1995, ano em que a Volkswagen estreava o Gol Rolling Stones. O carro marcava o início das apresentações mundiais da banda inglesa, que passaria também pelo Brasil. À época, o Gol era o carro mais vendido do Brasil pelo oitavo ano seguido, e foi identificado com o nome do grupo e o tema ‘Voodoo Lounge’, que simbolizava a turnê que dava nome ao 22º disco dos Stones.
Baseado na versão CLi e equipado com motor 1.6, o Gol tinha itens de conforto interessantes: aquecimento interno, anti-embaçante e limpador/lavador para o vidro traseiro, vidros verdes e para-brisa degradê, volante de direção espumado, conjunto de preparação para o som, com antena no para-brisa, e toca-fitas Volksline. O carro também recebia fita cassete do álbum dos Rolling Stones, ‘Voodoo Lounge’. As cores oferecidas eram Vermelha Sport, preta Ametista perolizada, branca Geada e azul Ametista perolizada.
A série Rolling Stones trazia para o Brasil o êxito da experiência da Volkswagen Alemanha em utilizar a popularidade de famosas bandas de rock para fortalecer a imagem da marca junto ao público jovem. Em 1992, com o Golf Gênesis, a matriz alemã inaugurou a série especial com foco em grupos musicais. Dois anos depois, o Golf Pink Floyd marcou a segunda experiência da Volkswagen.