VOLKSWAGEN MOSTRA UMA RARÍSSIMA KOMBI ELÉTRICA DE 1979
A Volkswagen apresentou este ano no Concours d’Elegance de Amelia Island, na Florida, dois veículos elétricos que representam o presente e o passado da marca. Falamos do novo SUV da casa, o Volkswagen ID.4, e de um raríssimo elétrico dos anos 70.
Trata-se de uma Volkswagen Kombi de 1979, apelidada de Elektrotransporter, que já faz 42 anos que saiu da fábrica com um sistema de propulsão elétrico, embora fosse um projeto não muito bem-sucedido, pois se trata de um veículo desconhecido para o grande público.
Esta Kombi elétrica, propriedade da Volkswagen of America, esteve exposta no evento americano, e em sua época introduziu inovações como um sistema de recuperação de energia na frenagem, algo que atualmente encontramos em todos os híbridos e elétricos, mas que no final dos anos 70 era uma verdadeira novidade.
Durante os anos 60 e 70 do século passado, a marca de Wolfsburg explorou as diferentes possibilidades dos veículos de zero emissões, somente com a finalidade de pesquisa, chegando a fabricar furgões e inclusive versões elétricas do Golf.
Em 1978, o Instituto de Pesquisa da Energia Elétrica adquiriu 10 furgões elétricos para iniciar um projeto piloto com a empresa de energia Tennessee Valley Authority (TVA), que foi quem utilizou estes veículos, e foi aqui onde nasceu esta Kombi elétrica.
O furgão em questão era alimentado por 24 baterias de chumbo e ácido, com um peso total de 555 kg, localizadas debaixo do solo do veículo. Não sabemos qual era a autonomia, mas supomos que não era demasiada.
O motor elétrico era integrado diretamente na transmissão original, bloqueada permanentemente em segunda velocidade, proporcionando 23 cv de potência, que eram enviados às rodas traseiras, exclusivamente. Isso permitia à Elektrotransporter alcançar uma velocidade máxima de 77 km/h.
“Estamos encantados em compartilhar com o público dois fantásticos veículos elétricos da Volkswagen”, comentou o VP da Volkswagen of America, Hein Schafer, que assegurou também que já possuem outra Kombi elétrica em seu poder, pronta para ser restaurada e devolvida ao seu estado original.