VOLKSWAGEN NÃO QUER FICAR PARA TRÁS E CONSIDERA UMA PICK-UP ELÉTRICA

A Volkswagen segue apostando nas pick-ups. O fabricante alemão está trabalhando a pleno vapor no processo de desenvolvimento da nova geração da Volkswagen Amarok, um modelo que vem desempenhando um papel relevante em um segmento muito concorrido. A nova Amarok terá uma estreita relação com a Ford Ranger, uma vez que é fruto da aliança estratégica mantida por Ford e Volkswagen.
Considerando que a Volkswagen não deixou de lado essa interessante fórmula e que por sua vez está muito comprometida com a mobilidade elétrica, cabe indagar se haverá uma pick-up elétrica da Volkswagen. Um alto cargo da empresa abriu a porta para o lançamento de um novo modelo para lidar no novo mercado das pick-ups elétricas.
Scott Keogh, CEO da Volkswagen of America, concedeu uma entrevista à Business Insider, e entre outras questões falou de maneira aberta da possibilidade de que Volkswagen enriqueça sua oferta de produto com uma pick-up 100% elétrica. Mais ainda quando gigantes da indústria automobilística já apresentaram suas primeiras pick-ups elétricas ou estão no processo de fazê-lo em breve.
O dirigente máximo da empresa nos Estados Unidos, México e Canadá, assegurou que o novo mercado de pick-ups elétricas oferece uma grande oportunidade para a marca Volkswagen. “Acredito que é a oportunidade de sua vida neste segmento porque a eletrificação permite um momento de redefinição. A oportunidade de trazer algumas, digamos, alternativas e algumas ideias a este grande segmento”, comentou Keogh.
A Volkswagen está analisando as diferentes opções e, embora por enquanto não seja uma ideia descartada, tampouco se pode afirmar com certeza que essa proposta receberá luz verde por parte da cúpula da empresa que se encontra na Alemanha. Keogh deixou claro que “é algo que estamos analisando ativamente, mas não há nada a informar agora”.
Nos Estados Unidos as pick-ups concentram o grosso dos emplacamentos de veículos novos. A categoria de pick-ups full-size desempenha um papel de destaque e é por isso que os gigantes da indústria automobilística americana decidiram começar por ela em sua aposta pela eletrificação no mais alto nível. As pick-ups elétricas da Ford, General Motors e Tesla já são uma realidade. São modelos que em pouco tempo desembarcarão nos concessionários.
Keogh ressalta que a era do veículo elétrico abre a porta a novos concorrentes em um nicho de mercado onde tradicionalmente o comprador optaria por Ford, General Motors ou Stellantis: “Creio que historicamente um comprador diria: Compro uma F-150, compro uma RAM ou compro uma Silverado. Agora poderão estar dizendo: Vou comprar uma pick-up elétrica. Esse momento de reinício oferece uma oportunidade competitiva de entrar, seja para a Rivian ou para nós”.
Resta saber se a Volkswagen está disposta a lançar uma pick-up full-size por conta própria. É uma tarefa titânica a enfrentar. Uma chave nesse sentido seria recorrer à sua associação estratégica com a Ford. Modelos como a Ford F-150 Lightning logo estarão circulando pelas estradas norte-americanas.