VOLKSWAGEN PASSAT: A NONA GERAÇÃO DO SEDAN ALEMÃO SERÁ UMA REALIDADE EM 2023

A participação de mercado dos automóveis com carroceria tipo sedan reduziu de maneira significativa durante os últimos anos. O auge imparável dos SUVs foi a principal causa pelo fato de os compradores que antes apostavam sem olhar muito por um sedan, agora decidiram dar o salto para um SUV ou Crossover. No entanto, seguem no mercado alguns modelos que aguentam firmes e fortes em uma categoria que está sofrendo um processo de renovação e ajuste importante. Um desses modelos é o Volkswagen Passat.
O Grupo Volkswagen conta entre suas marcas com um número importante de sedans. Se colocamos nosso ponto de mira especificamente nas marcas generalistas que compõem este conglomerado automobilístico, os carros-chefes são o Volkswagen Passat e o Skoda Superb. No caso concreto do Passat, falamos de um modelo com aproximadamente meio século de história em suas costas, é uma referência.
Por isso, apesar da situação pela qual atravessam os sedans do mercado generalista, a Volkswagen decidiu dar continuidade ao Passat. O desenvolvimento da nona geração do Volkswagen Passat recebeu o sinal verde por parte da cúpula da empresa alemã. Um projeto que permitirá esta denominação (e veículo) garantir sua presença no mercado por mais alguns anos. Pelo visto, este tema esteve sendo debatido durante mais de um ano.
A decisão acontece depois que Herbert Diess, Presidente do Grupo Volkswagen, lançou dúvidas sobre se o Passat poderia ser substituído por outro modelo. Na verdade, destacou a crescente popularidade do Volkswagen Arteon e os planos de levar à produção o Volkswagen ID. Vizzion Concept a partir de 2023. Portanto, um Passat ‘convencional’ poderia ficar muito tipificado dentro da linha.
O design do novo Passat, conhecido internamente com o código B9, já está finalizado. Os informes asseguram que assumirá um papel ainda mais versátil, com uma alta prioridade no espaço interior e a capacidade de carga do porta-malas. Em suma, que ofereça um plus de praticidade. Será oferecido nas duas versões de carroceria tradicionais: Sedan e Variant (Perua). Inclusive se pôde saber que o Passat Alltrack também terá continuidade.
A nova geração do Passat estará emparelhada a nível técnico com o Skoda Superb. O novo Passat utilizará uma versão atualizada da plataforma MQB, uma arquitetura que é fundamental na aposta da eletrificação que a Volkswagen vem realizando com este modelo.
Quanto à parte mecânica, podemos adiantar que o novo Passat seguirá sendo oferecido tanto com motores a gasolina como diesel. A tecnologia híbrida suave (Mild Hybrid) de 48 volts ganhará presença para reduzir consumos e emissões. Também haverá uma versão híbrida plug-in. Os britânicos da Autocar informam que também haverá uma versão 100% elétrica, embora por enquanto seja pouco provável, já que o mais lógico é que essa opção corra a cargo de um modelo ID. da Volkswagen.
Dependendo do motor escolhido haverá uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma automática DSG de dupla embreagem. Também haverá versões de tração dianteira e/ou de tração 4Motion.
Com relação à sua chegada ao mercado, o lançamento do Volkswagen Passat de nona geração está agendado para o ano de 2023.