VOLKSWAGEN PASSAT E SKODA SUPERB SERÃO FABRICADOS NA TURQUIA

O Grupo Volkswagen construirá uma nova fábrica de automóveis na Turquia. Um centro de produção de veículos que será fundamental para aliviar as fábricas europeias que estão trabalhando a pleno vapor e praticamente já não dão conta. Na verdade, esta nova planta será levantada em Manisa, a 40 quilômetros ao noroeste de Izmir, na costa ocidental da Turquia. Está previsto que o início da produção de veículos aconteça em 2022.
Uma vez que a nova fábrica do Grupo Volkswagen esteja operando em seu máximo rendimento, contará com uma capacidade de produção anual de 300.000 veículos. Com relação aos modelos que serão fabricados nesta nova fábrica turca, o conglomerado alemão apostará em dois de seus sedans mais populares. A nova geração do Volkswagen Passat e do Skoda Superb será fabricada na Turquia.
A maior parte das unidades do Passat e do Superb que serão fabricadas na Turquia terão como destino a exportação. A construção desta nova planta gerará por volta de 5.000 postos de trabalho diretos e outros tantos indiretos. O Grupo Volkswagen optou pela Turquia devido às condições ‘macroeconômicas’ do país e sua localização geográfica.
O projeto de construção da nova fábrica de automóveis do Grupo Volkswagen se encontra em uma fase inicial e, por enquanto, a empresa não quer fazer declarações a respeito. Além de atender o mercado turco, a fábrica também servirá para dar resposta à demanda que estes dois modelos têm no Leste Europeu (incluindo a Rússia) e no Oriente Médio. A Volkswagen será a operadora da planta.
Por volta de dois terços das 300.000 unidades que deixarão anualmente as linhas de montagem da fábrica corresponderão ao Volkswagen Passat. O resto será para o Skoda Superb. Atualmente o Passat é produzido em Emden (Alemanha), mas a Volkswagen tem a intenção de tornar esta fábrica em um centro de produção somente para carros elétricos. No caso do Superb, é fabricado em Kvasiny (República Checa) e ali é necessário aliviar a carga de trabalho para que outros modelos mais demandados da Skoda aumentem seu volume de produção.
Cabe assinalar que a Turquia é um mercado importante para o Volkswagen Passat. Este modelo registra ali um volume notável de vendas. Nos sete primeiros meses, as vendas de carros na Turquia reduziram praticamente à metade, contabilizando 212.605 licenciamentos.
O Grupo Volkswagen também considerou outras localizações para sua nova fábrica. Bulgária, Sérvia, Romênia e o norte da África foram lugares que estiveram na lista. Com esta nova fábrica, o grupo automobilístico contará com um total de 123 centros de produção em todo o mundo. Outras marcas como Renault, Ford, Toyota, Hyundai, Honda e Fiat Chrysler Automobiles, já possuem uma fábrica na Turquia.