VOLKSWAGEN PODERÁ TER SUA PRÓPRIA FÁBRICA DE BATERIAS PARA ATENDER SEUS MODELOS ELÉTRICOS
Uma informação recente indica que a Volkswagen estaria considerando a possibilidade de construir sua própria fábrica de baterias, considerando que durante os próximos anos veremos a chegada de inúmeros veículos elétricos de todo o tipo dentro do grupo.
A Volkswagen tem um ambicioso plano em relação aos veículos elétricos e durante o último Salão de Paris apresentou o protótipo I.D. Concept (na imagem), um trabalho conceitual que adianta o que será o seu primeiro modelo totalmente elétrico, um modelo com o qual iniciarão sua caminhada dentro desse segmento.
No último mês de setembro, Matthias Muller, o CEO do Grupo Volkswagen, negava essa ideia, argumentando que se tratava de uma proposta muito cara para ser levada adiante, mas há pouco mais de dois meses, a marca alemã parece ter mudado de opinião em relação a essa ideia.
Em recentes declarações à Reuters, Muller afirmou que um quarto dos produtos do grupo VW serão veículos elétricos no médio prazo, portanto, faz sentido ter sua própria fábrica de baterias, já que terão a necessidade de contar com cerca de três milhões de baterias por ano para equipar os seus veículos elétricos.
A Volkswagen se propõe a vender cerca de 3 milhões de veículos elétricos até 2025 e a versão de produção do I.D. Concept será o primeiro deles, portanto, centralizar a produção de baterias de forma interna poderá transformar-se em um excelente recurso para conseguir reduzir os custos, evitando recorrer a fornecedores externos. Além disso, até poderá tornar-se uma operação rentável se decidirem vender baterias a outros fabricantes, obtendo um retorno pelos investimentos efetuados nesse campo.