VOLKSWAGEN POLO CROSSOVER DEVERÁ CHEGAR COM A NOVA GERAÇÃO DO MODELO EM 2017
Todos sabem que a Volkswagen quer expandir sua linha SUV a todos os segmentos possíveis. A verdade é que o grupo tem demorado em reagir aos gostos do mercado, portanto, fica difícil de realizar essa ofensiva SUV. Mas também devemos dizer que quando lança um SUV no mercado, esse SUV se torna automaticamente um sucesso. Isso acontece com todas as marcas do grupo alemão, como aconteceu com o SEAT Ateca - o último lançado pela VAG - que já é um best seller.
Um dos segmentos que a Volkswagen quer cobrir o quanto antes é o dos SUV pequenos, o de segmento B. Para isso, aproveitando que em 2017 chegará a nova geração do Polo, a marca alemã pretende ampliar a família e incluir uma versão todo-terreno. Essa versão chegará através dos concepts T-Roc e T-Cross Breeze, os últimos protótipos apresentados pela Volkswagen para adiantar a imagem da família Polo.
Graças a esses protótipos, podemos imaginar como será o design do novo Volkswagen Polo Crossover. Tanto a parte dianteira como a traseira terão muitas semelhanças com o T-Roc Concept (na imagem), já que o novo Tiguan apresenta um design similar. Por isso, para que a linha SUV do fabricante alemão tenha certa coerência no estilo, apresentará proporções e linhas de desenho similares.
Estruturalmente o novo modelo será baseado sobre a versão encurtada da plataforma MQB do grupo Volkswagen, a MQB A0. Essa plataforma será a base também dos futuros Audi A1, SEAT Ibiza e Skoda Fabia, e como a nova geração do VW Polo já está virando a esquina, os modelos deverão ser apresentados quase que simultaneamente.
O novo Volkswagen Polo Crossover deverá medir entre 4.200 e 4.300 mm, para brigar diretamente com os Nissan Juke e Renault Captur, entre outros. Em relação à linha mecânica, deverá ser equipado com os motores diesel e gasolina do A1, Ibiza e Fabia, concentrando-se no novo bloco de três cilindros 1.0 TSI e o quatro cilindros diesel 1.6 TDI, já visto em vários modelos do grupo alemão. Em relação às transmissões, podemos esperar uma manual e outra automática com dupla embreagem da VAG.