VOLKSWAGEN POLO PLAYA: O SEAT IBIZA SUL-AFRICANO COM EMBLEMAS DA VOLKSWAGEN

Exemplos do que é definido como ‘Rebadge’ ou ‘Badge engineering’, já vimos em uma infinidade de ocasiões ao longo da história do automóvel. A comercialização de um mesmo produto sob marcas diferentes é frequente na indústria automobilística, com o exemplo recente mais claro nos Toyota GR 86 e Subaru BRZ. Alguns são menos conhecidos devido à distância geográfica, como é o caso do Volkswagen Polo Playa de 1996.
Temos que viajar até à África do Sul de meados dos anos 90 para descobrir o Polo Playa, ou o que dá no mesmo, um SEAT Ibiza 6K que a Volkswagen rebatizou com seus próprios emblemas. A África do Sul é o maior mercado daquele continente e a marca alemã trabalhava para lançar um veículo com um preço mais competitivo que o do Polo (6N) de terceira geração.
A solução foi adotar um modelo já existente em outra marca que fazia parte do Grupo Volkswagen e realizar as mínimas alterações possíveis para poder comercializá-lo em um mercado tão distante da casa matriz como é o sul-africano. O resultado desta decisão comercial foi o Volkswagen Polo Playa que a empresa alemã lançou em 1996.
Baseado na segunda geração do SEAT Ibiza (6K), a Volkswagen apenas modificou a grade dianteira e instalou uma nova tampa traseira e lanternas ligeiramente alteradas. Também exibia emblemas da Volkswagen nas novas rodas, na frente e na zaga, enquanto que para diferenciá-lo do Polo padrão, foi adotado o sobrenome ‘Playa’. Era mais barato que o Polo convencional e também mais espaçoso no interior.
E no interior, os compradores sul-africanos podiam encontrar um novo painel, embora o resto do habitáculo fosse idêntico ao do modelo da SEAT. A partir de 1998, a Volkswagen melhorou o interior e eliminou todos os componentes que lembravam ou vinham do Ibiza, com um novo quadro de instrumentos e um conjunto painel-console central herdado do Polo e do Lupo. O volante também era novo, mais moderno que o do Ibiza da época.
Enquanto isso, a oferta mecânica do Volkswagen Polo Playa de 1996 era composta por três mecânicas a gasolina. Duas delas eram baseadas no conhecido motor 1.4 MPI de 4 cilindros em linha e aspiração natural, que desenvolviam 60 e 75 cv de potência. Também era oferecida uma versão com um pouco mais de desempenho, o 1.6 MPI de 100 cv. Como nota informativa, o Polo Playa só estava disponível com carroceria de cinco portas.
Por fim, a versão sul-africana do SEAT Ibiza 6K com emblemas da Volkswagen esteve na ativa até o ano de 2002. O modelo também se revelou um autêntico sucesso de vendas, demonstrando que a marca alemã havia conseguido acertar na mosca com sua estratégia comercial.