VOLKSWAGEN POLO SPRINT: UM CONCEPT COM MOTOR BOXER TRASEIRO E TRAÇÃO TRASEIRA
Em 21 de maio de 1984, a Volkswagen surpreendeu o mundo com um Polo realmente selvagem, o Volkswagen Polo Sprint. Embora fosse um conceito, o comunicado de imprensa da época até sugeria que poderia ser uma transformação especial.
Volkswagen Polo Sprint, um experimento em toda regra
O Volkswagen Polo Sprint era um experimento do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da própria marca. Pegaram um Polo e integraram transformações muito radicais para experimentar com ele em termos de dinâmica e condução.
O pequeno Volkswagen Polo que foi usado como base perdeu muitos de seus elementos originais. Para começar, o modelo foi despojado de seu motor de 1.3 litros, de sua transmissão e de sua tração dianteira. No espaço que este pequeno motor deixava, foi instalado o novo porta-malas, bem como o tanque de combustível, que também precisava ser reabastecido a partir do bocal agora montado no para-lama dianteiro direito.
Elementos emprestados do Volkswagen Caravelle
No que em um Polo de rua seria o porta-malas, a marca instalou um motor Boxer de 4 cilindros e 1.9 litros proveniente do Volkswagen Caravelle, ao qual também foi instalado um compressor e um novo sistema de injeção. Graças ao peso leve do Polo e a essa mecânica, o modelo era capaz de desenvolver 157 cv de potência. O protótipo era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de pouco mais de 200 km/h.
Associada a essa mecânica, encontrava-se também uma transmissão manual proveniente do Volkswagen Caravelle.
Mudanças no exterior e no interior
No que se refere ao exterior, a Volkswagen também fez muitas mudanças, e a carroceria contava com muitas modificações, muitas delas necessárias para acoplar as novas entradas de ar, admissão e refrigeração necessárias para a nova localização da mecânica.
O interessante Volkswagen Polo também sofreu algumas mudanças no sistema de suspensão. Enquanto no eixo dianteiro tudo permaneceu inalterado, no eixo traseiro foi instalado um novo elemento com suspensão multibraço.
Os arcos das rodas também foram ampliados para introduzir novas rodas de liga leve de 14 polegadas, nas quais foram instalados novos pneus nas dimensões 195/60 R14. Ao oferecer um motor que tinha três vezes mais potência, o Polo Sprint também recebeu um novo sistema de freios composto por discos de freio maciços nas quatro rodas.
Infelizmente, nunca houve planos reais de comercializar este modelo, porém, certamente se tivesse chegado ao mercado, teria se tornado um objeto de coleção.
No interior, foram instalados novos bancos esportivos, um novo revestimento, mas curiosamente, os assentos traseiros foram mantidos, algo que os modelos similares apresentados por outras marcas eliminavam.