VOLKSWAGEN PRETENDE FABRICAR BATERIAS SOLID-STATE ATÉ 2025

A Volkswagen tem planos para produzir baterias solid-state até o ano de 2025. A informação foi revelada através de um investimento de cerca de 85 milhões de euros na QuantumScape, uma empresa americana localizada na Califórnia, especializada no desenvolvimento desse tipo de baterias e que tem colaborado com o fabricante alemão desde 2012.
Baterias de tecnologia solid-state têm mais que o dobro da capacidade das baterias de íons de lítio convencionais, o suficiente para adicionar 450 quilômetros à autonomia do e-Golf, que passaria de 300 para 750 quilômetros. A Volkswagen revelou que já testou as baterias da QuantumScape numa escala comparável à de um veículo elétrico e os resultados foram positivos.
Axel Heinrich, responsável pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen afirmou o seguinte: “As baterias solid-state marcarão um ponto de mudança na mobilidade elétrica. Ao fortalecermos a cooperação estratégica com a QuantumScape, estamos garantindo o acesso à uma tecnologia inovadora muito promissora.”
Outros fabricantes como a BMW, Dyson, Fisker, Porsche e Toyota também têm planos para produzir baterias solid-state, pois o potencial da tecnologia poderá revolucionar o segmento dos veículos elétricos, permitindo carregamentos mais rápidos e capacidade de armazenamento energético superior em comparação com as baterias de íons de lítio atuais.