VOLKSWAGEN PRETENDE REVIVER O CLÁSSICO KÜBELWAGEN COMO UM MODELO ELÉTRICO

Foi o próprio Herbert Diess, CEO da Volkswagen, quem revelou que a empresa pretende trazer de volta o conceito do Kübelwagen com um novo modelo elétrico. De acordo com os americanos da Car&Driver, Diess afirmou que gostaria de ressuscitar o simpático conversível - um dos poucos conversíveis de 4 portas que chegaram ao mercado - utilizando a nova plataforma MEB, desenvolvida para a futura linha de elétricos do grupo alemão.
O Volkswagen Kübelwagen, ou Type 82, originalmente foi um veículo militar projetado por Ferdinand Porsche e fabricado pela Volkswagen durante a 2ª Guerra Mundial, embora mais tarde a marca decidisse lançar uma versão civil baseando-se nos elementos mecânicos e de chassi do Fusca, que recebeu a denominação de Volkswagen Volkswagen Type 181, embora nos Estados Unidos tenha sido batizado como ‘The Thing’ e no México de Volkswagen Safari.
Ainda de acordo com Diess, a plataforma MEB é flexível, pode acolher versões de tração dianteira, traseira e total, o que permite múltiplas possibilidades, por isso que pode ser utilizada para ressuscitar muitos modelos icônicos da marca. Além disso, lembrando que o Type 181 foi a base para modelos como os ‘buggys’ e as dezenas de kit cars que utilizaram essa base nos anos 70.
O simpático 181 teve um grande sucesso em sua época, chegou a ser fabricado na Alemanha, México e inclusive na Indonésia, estando em produção ininterruptamente de 1968 até 1983, com cerca de 91.000 unidades fabricadas no total.
A nova plataforma MEB dará vida à icônica ‘Kombi’, que foi adiantada pelo Volkswagen I.D. Buzz Concept e o qual a marca confirmou recentemente seu sinal verde para a produção, com uma data prevista de chegada ao mercado em 2022. O modelo original, nascido nos anos 70, estava relacionado a nível técnico com o Type 181.
A Volkswagen ainda não apresentou todos os concepts que compõem a família de modelos I.D., na qual estava enquadrado precisamente o I.D. Buzz Concept, portanto, não será surpresa se nos próximos meses surgir algum outro modelo inspirado no passado da marca.