VOLKSWAGEN REGRESSA A PIKES PEAK COM UM MODELO ELÉTRICO RADICAL

A Volkswagen anunciou oficialmente o seu regresso a Pikes Peak. A marca alemã, que já competiu em 1986 e 1987 com um Volkswagen Golf Bi-Motor - que em sua segunda versão desenvolvia 600 cv, regressa à subida mais famosa do mundo com um grande objetivo, conseguir o recorde da escalada da montanha do Colorado para um veículo elétrico.
Para isso, o pessoal da Volkswagen Motorsport está desenvolvendo um protótipo 100% elétrico com tração nas quatro rodas, com o qual buscarão baixar o tempo de Rhys Millen, que em 2016 marcou com o eO PP100 um tempo final de 8 minutos, 57 segundos e 118 milésimos.
A Volkswagen Motorsport pretende seguir se envolvendo em programas esportivos de êxito e seu regresso a Pikes Peak é um movimento perfeito. Após tiranizar o WRC e assaltar o World Rallycross, em ambos os casos com o Volkswagen Polo, a marca encontrou uma via perfeita para mostrar sua tecnologia elétrica enquanto o certame E-WRX começa.
Conseguir o recorde com um carro elétrico nas 156 curvas que levam ao cume de Pikes Peak é um desafio pontual que não afetará o seu programa no World RX. O recorde absoluto de 8 minutos, 13 segundos e 848 milésimos de Sébastien Loeb com o Peugeot 208 T16 PPIHC parece ser inacessível.
Sven Smeets, Diretor da Volkswagen Motorsport, reconhece que competir em Pikes Peak e conquistar seu cume a 4.300 metros com um veículo elétrico é um desafio maiúsculo, além de servir para o desenvolvimento e vitrine da tecnologia elétrica que chegará aos modelos de rua: “A subida de Pikes Peak é um novo começo para nós. Estamos desenvolvendo um veículo de corridas totalmente elétrico pela primeira vez. Esse projeto também é um marco em nossa projeção no mundo da competição. O que é certo é que nossa equipe está totalmente eletrificada, de forma figurada, por enfrentar este incrível desafio” completou Smeets.