VOLKSWAGEN RETIRA O GOLF GTI DO MERCADO DEVIDO AO CICLO WLTP
A partir do início de setembro, o ciclo de testes de emissões NEDC (New European Driving Cycle) será substituído pelo mais exigente WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure) que será legalmente obrigatório para todos os registros de automóveis novos a partir da sua implementação. Esta alteração está dificultando as operações do Grupo Volkswagen, confrontado com a aplicação do novo ciclo, o fabricante alemão reduziu a potência do SEAT León Cupra e do Golf R em 10 cv, e anuncia agora que vai retirar o Golf GTI do mercado europeu, passando apenas a disponibilizar a versão GTI Performance.
Eventualmente, uma versão de produção em série do protótipo Golf GTI TCR se juntará ao Golf GTI Performance. Em relação ao GTI base, é improvável que a geração atual do hatchback esportivo seja reintroduzida no catálogo da Volkswagen, pois a nova geração Golf VIII será lançada no primeiro semestre de 2019. Como a geração Golf VII está na fase final do seu ciclo de produção, não faria muito sentido investir na adaptação do Golf GTI ao ciclo WLTP para apenas comercializar o modelo durante alguns meses.
O Skoda Octavia RS também pode estar em risco de ser eliminado do catálogo, pois está equipado com o mesmo motor do Golf GTI. Outras marcas estão sendo afetadas pela introdução do novo ciclo de testes. Como exemplo, a Peugeot já anunciou que interromperá a produção do 308 GTI entre o final deste mês e o princípio de outubro, a Audi descontinuou a produção do SQ5, a Porsche teve que cancelar encomendas personalizadas e a BMW também não escapou, a partir deste mês de julho, o M3 deixará de estar disponível na Europa e de acordo com informação adiantada pelo site BMWBLOG, consumidores europeus não poderão adquirir os modelos Série 7 a gasolina durante aproximadamente 1 ano.