VOLKSWAGEN SUPERA A TOYOTA NAS VENDAS MUNDIAIS EM 2016

Após quatro anos, a Toyota perde o título de maior fabricante de automóveis do mundo para o Grupo Volkswagen - resultado das vendas abaixo do esperado do Camry nos Estados Unidos e do ritmo de vendas mais lento do que o previsto verificado no mercado chinês.
De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela marca japonesa, em 2016 as vendas globais da Toyota - incluindo as suas marcas Lexus, Daihatsu e Hino - subiram 0,2% atingindo os 10,2 milhões de veículos. Números aquém do recorde de 10,3 milhões de veículos vendidos pelo Grupo VW, que obteve um crescimento de 3,8%.
A Toyota pode ter perdido para o rival alemão em número de unidades vendidas, mas em termos de lucros, segundos dados compilados pela Bloomberg, o lucro dos japoneses no primeiro semestre de 2016 foi mais do que o dobro do conseguido pela Volkswagen. Lembrando que nenhuma das duas empresas divulgou os lucros relativos ao último trimestre de 2016.
Os números de vendas da Toyota e Volkswagen são explicados através dos seus dois principais mercados estrangeiros: EUA e China. Enquanto a empresa japonesa foi prejudicada por uma ampla desaceleração das vendas nos EUA, a Volkswagen se beneficiou de um acentuado crescimento na China - devido a um corte de impostos chinês que promoveu uma maior demanda por parte dos consumidores a partir de 2015.
Mas o futuro não se anuncia fácil para nenhum dos fabricantes: a Toyota terá que enfrentar o novo presidente dos EUA, Donald Trump, que pressiona os fabricantes estrangeiros produzirem no país e a Volkswagen terá que enfrentar a desaceleração da procura na China.