VOLKSWAGEN T-CROSS 2024: UMA PROFUDA ATUALIZAÇÃO DO BEM-SUCEDIDO SUV COMPACTO
A Volkswagen apresenta os primeiros dados e imagens do novo T-Cross. O modelo chega aos clientes com um design renovado, um equipamento de série melhorado, novas características tecnológicas e um interior de alta qualidade de novo desenho. O início da pré-venda está previsto para o quarto trimestre de 2023. Em apenas quatro anos, o T-Cross conquistou uma posição de liderança entre os SUV compactos: por volta de 1.2 milhões de pessoas já escolheram este versátil Volkswagen. Com uma média de 300.000 unidades produzidas por ano, o T-Cross, que também é oferecido em alguns mercados com as denominações Tacqua e Taigun, é atualmente um dos modelos Volkswagen de maior êxito em todo o mundo.
Imelda Labbé, responsável de Vendas, Marketing e Pós-venda da Volkswagen: “Escutamos atentamente os nossos clientes e nos baseamos sistematicamente nos pontos fortes do T-Cross. O design renovado, o novo sistema de infotainment e a maior qualidade de todo o interior foram orientados para o seguinte segmento superior de veículos. Nosso SUV compacto oferece espaço de sobra para uma família de cinco pessoas, muito espaço de armazenamento, motores econômicos e um alto nível de segurança”.
Moderno design exterior e novas cores
A partir do exterior, o renovado T-Cross é imediatamente reconhecível pelo novo design de sua frente e parte traseira, com novos faróis LED integrados, luzes diurnas LED e grupos ópticos traseiros LED. Os faróis LED matriciais IQ.LIGHT são um desenvolvimento completamente novo da Volkswagen e são oferecidos pela primeira vez no T-Cross. Foram adicionadas três novas cores à linha do modelo: a cor sólida Grape Yellow (um amarelo chamativo e esportivo), o Clear Blue Metallic (um azul claro elegante e agradável) e o Kings Red Metallic (um vermelho vivo e marcante).
Nova geração do sistema de infotainment e interior de alta qualidade
O elemento protagonista do interior do novo T-Cross é a tela independente do sistema de infotainment. A tela táctil de série mede 20.3 cm (8.0 polegadas) de diagonal; a versão topo de linha tem uma tela de 9.2 polegadas com uma diagonal de 23.4 cm. Além disso, todas as versões do crossover de cinco lugares e quatro portas estarão equipadas de série com instrumentação digital. O painel do T-Cross também foi redesenhado por completo: assim como nos modelos maiores da Volkswagen, o painel conta com materiais de superfície suave e de qualidade significativamente superior. O mesmo acontece nas guarnições das portas dianteiras das versões Style e R-Line. O sistema de ar-condicionado de série é manual e, opcionalmente, está disponível o climatizador automático Air Care Climatronic com controles tácteis retroiluminados.
Estudado e versátil, o transporte de e-bikes é agora possível
O T-Cross sempre teve um dos interiores mais espaçosos e versáteis de todos os SUV compactos. Impressiona por seu comprovado conceito de funcionamento, um espaço bem distribuído para até cinco pessoas, um banco traseiro rebatível 140 mm e um porta-malas extremamente flexível. Quando todos os assentos estão ocupados, o T-Cross oferece uma capacidade de porta-malas entre 385 e 455 litros se for carregado até a altura dos encostos traseiros. Quando o banco traseiro é rebatido (proporção 60:40), cria-se uma superfície de carga plana com um volume de armazenamento de até 1.281 litros (carregado até a altura dos encostos dos bancos dianteiros). Além disso, o banco do acompanhante pode ser rebatido de série a partir do equipamento Life. A superfície de carga continua da parte traseira até a dianteira tem 2.398 mm de comprimento e permite guardar desde pranchas de surf até parapentes.
A Volkswagen também aumentou a carga do gancho de reboque do T-Cross em uma margem considerável: de 55 a 75 kg. Estes 20 kg adicionais aumentam a carga máxima sobre o gancho de reboque desmontável (opcional). Deste modo, o novo T-Cross oferece uma maior margem de capacidade arrastando um reboque pesado. Ao mesmo tempo, foi incrementado o peso máximo permitido das bicicletas que podem ser transportadas em um porta-bicicletas montado diretamente no gancho de reboque, algo especialmente importante para o transporte de e-bikes.
O sistema Travel Assist oferece um conforto notavelmente melhorado
O novo T-Cross é um dos únicos veículos de sua classe no mundo que pode ser equipado opcionalmente com o Travel Assist para um maior controle longitudinal e lateral do veículo. Dependendo do tráfego que haja pela frente e da velocidade permitida, o T-Cross pode controlar a velocidade do veículo com aceleração e frenagem automáticos. Dentro dos limites do sistema, o Travel Assist também pode incluir limites de velocidade, curvas e rotatórias em suas intervenções de controle. Ao mesmo tempo, o Lane Assist pode ajudar a manter o veículo em sua faixa. O novo T-Cross pode realizar automaticamente operações de parada e arranque quando está equipado com a transmissão DSG.
Faróis LED, lanternas traseiras LED e ‘Digital Cockpit’ de série
A versão básica do T-Cross, significativamente melhorada, incluirá agora elementos como os novos faróis LED (em vez de halógenos), os novos grupos ópticos traseiros LED, uma câmera multifuncional, a visualização dinâmica de sinais de trânsito, o Digital Cockpit e uma nova tela de infotainment independente para todas as versões. O escalão seguinte é a versão Life, que inclui, por exemplo, novas rodas de liga leve de 16 polegadas e um volante multifuncional de couro. As versões superiores são os pacotes de equipamento Style (mais elegante) e R-Line (com detalhes esportivos). Os novos modelos T-Cross são propulsionados pelos conhecidos e eficientes motores TSI da Volkswagen.
Disponibilidade do novo T-Cross
A pré-venda e a entrada ao configurador online do SUV compacto começarão no quarto trimestre de 2023. O lançamento no mercado para os concessionários começará no primeiro trimestre de 2024. Apesar das amplas melhorias, o novo T-Cross seguirá sendo oferecido a um preço de partida muito atrativo.
A produção do veículo em sua versão atual já está esgotada em muitos mercados europeus para 2023 e estará disponível na Alemanha durante um breve período de tempo. Os novos veículos que os clientes da Volkswagen configurarem e encomendarem depois das vendas finalizadas do modelo atual já farão parte da nova geração do T-Cross quando forem entregues no primeiro trimestre de 2024. Portanto, a Volkswagen está oferecendo aos clientes e aos meios de comunicação uma visão antecipada desta importante atualização do T-Cross.