VOLKSWAGEN T-ROC GTE: UM NOVO SUV HÍBRIDO ESTÁ NA AGENDA DA MARCA ALEMÃ
A Volkswagen tem grandes planos para a linha T-Roc. Em princípio poderia parecer que a introdução do novo T-Roc R significava a finalização do processo de expansão da oferta deste crossover compacto. Pois bem, nada mais longe da realidade. A agenda do fabricante alemão passa pela introdução de uma nova e interessante versão plug-in. Tudo isso com a permissão do novo T-Roc Cabrio.
A ideia de chegarmos a ver no mercado um Volkswagen T-Roc GTE, ou seja, uma versão híbrida plug-in, não é algo novo, já que se especula esse fato há um bom tempo. No entanto, agora essas informações ganham força, já que foi a própria Volkswagen que abriu a porta ao seu lançamento. Ou seja, seu desenvolvimento já são favas contadas e chegará aos concessionários cedo ou tarde.
O encarregado de carros híbridos plug-in da Volkswagen insinuou que um T-Roc plug-in de alto desempenho está na agenda para situá-lo um escalão abaixo do T-Roc R na linha do modelo. Esta versão adotará previsivelmente as siglas GTE que a marca utiliza para denominar seus veículos com este tipo de mecânica eletrificada conhecida por oferecer um ‘tudo em um’.
“Nossa tecnologia MQB nos dá a possibilidade de fazê-lo”, assegurou Dr. Kai Philipp, ao ser indagado sobre o fato de que uma versão híbrida plug-in encaixaria muito bem na linha T-Roc. A verdade é que devemos ter presente que a nova geração do Volkswagen Golf contará muito em breve em sua linha com uma mecânica deste tipo. Além disso, é sabido que o desenvolvimento do Volkswagen Tiguan GTE também está em marcha.
Tendo em conta que a Volkswagen trabalha a pleno vapor na eletrificação de seus compactos, não surpreende que o T-Roc siga o mesmo caminho. A plataforma permite e a demanda deste tipo de automóveis está em alta. Além disso, o T-Roc GTE será uma interessante alternativa na Europa a modelos como o KIA XCeed PHEV. O número de crossovers compactos híbridos plug-in está crescendo a um ritmo acelerado.
Infelizmente o desenvolvimento do T-Roc GTE não é algo prioritário para a Volkswagen. “Ao nosso ver, temos o SUV Tiguan como um dos melhores carros no mercado. E é nisso que estamos focando agora”, comentou Philipp.
É muito cedo para especular como será a parte mecânica do T-Roc GTE, embora seja impossível não colocar o novo Golf no ponto de mira. O mais plausível é que a Volkswagen opte por um sistema que utilize um motor a gasolina 1.4 TSI e um pequeno motor elétrico. Além disso, sua bateria de íons de lítio lhe permitirá dispor de uma autonomia elétrica de aproximadamente 50 quilômetros.