VOLKSWAGEN T6.1 2020: EVOLUINDO EM TECNOLOGIA E SEGURANÇA

Desde a estreia das versões T1 à atualização do T6 já se passaram 70 anos, sete décadas em que foram comercializadas doze milhões de unidades em todo o mundo. Para seguir engrossando esse número, chega o Volkswagen T6.1, a atualização da sexta geração do Transporter, Caravelle, Multivan e California.
A Volkswagen Veículos Comerciais deu um passo a mais para melhorar o seu veículo principal, e fez isso em design, tecnologia, segurança, digitalização e conectividade.
Em termos de design exterior, o Volkswagen T6 2020 adota uma nova frente, com uma grade maior e duas lâminas cromadas, e com faróis nos quais a identificação do modelo foi introduzida. Eles de série são halógenos e passam a ser de H4 para H7. Os que incorporam a tecnologia LED são de série nos acabamentos mais altos dos Multivan e California, mas são opcionais no resto da linha. Somam-se ao catálogo as novas rodas e as novas cores para a carroceria.
O T6.1 incorpora um novo quadro de comandos, com um painel que pode ser diferente - existem três: mais básico para o Transporter; um intermediário para o Caravelle, com detalhes cromados e materiais de maior qualidade; e o superior para os Multivan e California. Equipa novos materiais e detalhes como o acabamento em alumínio, mais próprios de um carro de passeio. Também é novo o quadro de instrumentos digital, opcional em toda a linha, menos no acabamento superior Multivan Outdoor Panamericana, e o sistema app Connect que é de série em toda a linha, incluindo o furgão. Também se renova o sistema de infotainment com os sistemas Volkswagen MIB 2 com Composition Color e MIB 3, dependendo da versão, com conexão sem fios com App Connect, sensores de aproximação à tela, controle gestual, carga indutiva para smartphones e SIM integrada para serviços online.
Esse avanço tecnológico se aprecia de forma clara na chamada de emergência, na câmera traseira, tanto com a porta dupla como com a tampa traseira - pela primeira vez na linha T6 -, na iluminação interior em LED e na renovação elétrica do veículo. Mas, se algo se destaca é a direção assistida eletromecânica incluída em toda a linha, também no furgão. Esta novidade permite adicionar nove novos assistentes à condução, como o sistema de saída de faixa (Lane Assist), o de estacionamento assistido (Park Assist) e os diferentes perfis de condução com o Driver Profile. Se somam outros mais, como o assistente para manobras com reboque (Trailer Assist) e os que vem de série: o assistente para vento lateral, assistente de direção reversa e o monitoramento da pressão dos pneus - estes três últimos de série em toda a linha -, portanto são até 20 sistemas. Além disso, segundo a Volkswagen, a nova direção assistida também melhora o tato e consegue ser mais precisa.
A linha do Volkswagen T6.1 mantém a estrutura de 4 modelos: Transporter, Caravelle, Multivan e California. O Transporter está disponível com duas versões, o N1 com o Furgão e Mixto Plus, e o M1 com o Kombi e Mixto, ambos com distância entre-eixos curta de 3.000 mm ou longa de 3.400 mm. No Caravelle há duas versões, a Origin e a Premium, além das duas opções de distância entre-eixos. No caso da Multivan, temos as versões Origin, Outdoor e Premium, e no caso da California, a Beach e a Ocean. Dependendo do modelo, a oferta de motores é composta pelo 2.0 TDI de 110, 150 e 198 cv, transmissão manual ou automática DSG, além de tração dianteira ou 4Motion. Cabe lembrar que a Volkswagen junto com a ABT Sportsline criou a ABT e-Transporter 6.1, o veículo comercial 100% elétrico.