VOLKSWAGEN VARIOSPORT PODERÁ SUBSTITUIR QUATRO MODELOS: TOURAN, GOLF SPORTSVAN, CADDY E SHARAN
Os monovolumes continuam agonizando e vão virando fumaça no mesmo ritmo que crescem os SUVs e Crossovers, mas a Volkswagen insiste e mesmo que substituindo quatro modelos com duas versões, a ideia dos monovolumes continua disfarçada de crossovers.
Essa estratégia faz parte também da reorganização das linhas da marca alemã e da redução da oferta de produtos, descartando aqueles que não sejam rentáveis ou com possibilidades de sucesso. Assim, o VW Touran, o VW Golf Sportsvan e o VW Caddy Maxi, serão substituídos pelo VW Variosport, oferecido em cinco e sete lugares, permitindo assim, substituir também o VW Sharan. Ou seja, um só modelo chegará para ocupar o lugar de quatro com uma clara economia nessa ação.
Comercializado a partir de 2021, o Variosport ainda não foi revelado, pois vem sendo testado com ‘mulas’ de testes que não passam de um Touran com o chassi e a mecânica do novo modelo. Mas se olharmos com atenção para as imagens, percebemos que o carro é mais comprido, podendo o Variosport medir entre 4.5 e 4.8 metros (5 e 7 lugares), o que cobriria o Golf Sportsvan (4.35 m), Touran (4.53 m) Caddy (4.41 m), Caddy Maxi (4.88 m) e Sharan (4.85 m). A base será a habitual plataforma MQB, na versão Evo, com motores TDI e TSI além dos híbridos de 48 volts e também plug-in.