Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. VOLVO 440 CELEBRA SEUS 30 ANOS

Notícias

VOLVO 440 CELEBRA SEUS 30 ANOS

03/07/2018

Voltar
VOLVO 440 CELEBRA SEUS 30 ANOS

O Volvo 440 está comemorando o seu 30º aniversário. Apresentado pela primeira vez em junho de 1988, este modelo de cinco portas partilhava alguma tecnologia com o coupe esportivo 480 e veio demonstrar o rumo que a Volvo iria tomar com os seus modelos de tração dianteira.

O trabalho de desenvolvimento do modelo, que mais tarde viria a constituir o Volvo 440, iniciou-se 10 anos antes num projeto que a Volvo denominaria de Galaxy. Nesse projeto, a marca sueca pretendia demonstrar a sua direção e ambição futura.

Em setembro de 1980, estava pronto o primeiro protótipo com tração dianteira. Em termos de aparência assemelhava-se muito ao que viria a ser o Volvo 440. O G4, denominação que foi dada a esse protótipo, tinha as características que a Volvo queria: tração dianteira, divertido de conduzir, bom espaço interior e dimensões externas compactas.

O projeto Galaxy culminaria com o lançamento de duas séries. Os modelos 850, cuja apresentação ocorreu no verão europeu de 1991, tiveram um grande impacto, mas a linha 400 foi apresentada alguns anos antes. Em 1992, parte do projeto seria assumida por subsidiárias holandesas da Volvo, e seria nesse mesmo país que o trabalho seguinte iria acontecer.

O primeiro dos novos modelos da Volvo com tração dianteira foi o 480 Sports Coupe, que foi oficialmente apresentado no Salão de Genebra de 1986. Este automóvel, para um nicho específico de mercado, preparava o caminho para o 440, modelo que foi apresentado dois anos mais tarde e que constituiria um enorme sucesso no segmento da linha média.

O Volvo 440 era um automóvel moderno com lugares traseiros muito práticos, capazes de se dividirem em duas seções. O painel de instrumentos estava colocado de frente para o condutor fazendo com que o acesso aos comandos fosse mais fácil. Com linhas suaves e baixas, e janelas laterais quase verticais esse modelo tinha algumas ligações à linha 700.

A linha de motores era toda de quatro cilindros e incluía versões de 1.6 litros, 2.0 litros e uma versão 1.7 litros turbo.

Como sempre, a segurança era uma prioridade e o ABS estava disponível como opcional em 1989. Os pré-tensores dos cintos de segurança e os airbags eram opcionais do modelo de 1991 em diante e o sistema de proteção de impactos laterais da Volvo - SIPS - foi introduzido em 1994.

O carro era produzido em Born, na Holanda, local onde também foram produzidos os modelos 340/360 e 480. O próximo modelo da série 400 - o modelo 460, com 10 centímetros a mais que o 440 - foi apresentado em 1989.

A produção do Volvo 440 foi descontinuada em novembro de 1996. Os seus sucessores seriam os modelos S40 e V40, que já se encontravam em produção paralela.

Algumas curiosidades sobre o Volvo 440:

- O Volvo 440 teve uma versão disponível para as forças policiais. Em alguns países, como a Holanda, essa versão foi utilizada como carro patrulha da polícia nacional e regional.

- A linha 400 nunca chegou a ter uma versão perua, no entanto, duas empresas externas de design chegaram a apresentar as suas propostas - a empresa americana ASC Detroit e a empresa francesa Heuliez que chegou a criar um protótipo que hoje em dia faz parte do Museu da Volvo.

- O design do Volvo 440 é de autoria do designer Peter van Kuilenburg, que trabalhava no departamento de design da Volvo Car BV. No entanto, tem como base o protótipo G4 cujo designer foi Jan Wilsgaard.

- Uma empresa holandesa chegou a disponibilizar um kit para conversão em perua. A porta traseira era removida e substituída por um teto, janelas laterais e tampas do porta-malas fabricadas em fibra de vidro. A Volvo não estava envolvida nem sequer chegou a dar autorização para essa conversão.

- Uma versão de rally competiu em 1992. Essa versão incluía um motor de 2.3 litros, 16 válvulas e 715 cv. Esse modelo tinha tração nas quatro rodas.

- O modelo 440 Turbo trazia um computador de bordo de série. Nele era possível visualizar o consumo de combustível, a velocidade média, a temperatura do óleo, de refrigeração e exterior. Sempre que a ignição era ligada o display mostrava ‘OK’ se o nível de óleo estivesse correto.

- A partir de 1º de dezembro de 1991, a Volvo Car BV cessou a produção da série 400 tendo a mesma sido transferida para a NedCar BV. Essa nova empresa era controlada pelo estado holandês, pela Volvo Personvagnar AB e pela Mitsubishi Motors.

- O LCP 2000 foi um antecessor da serie 400. Apresentado na primavera europeia de 1983, o ‘Light Component Project’ era o protótipo de um automóvel que utilizava vários materiais leves e contava com tração dianteira, com um motor transversal.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter