VOLVO ACC CONCEPT: O PROTÓTIPO QUE INSPIROU O VOLVO XC90
Já faz alguns anos que a Volvo oferece no mercado a segunda geração do seu SUV de maior tamanho, o Volvo XC90, mas o lançamento da primeira entrega do modelo aconteceu em 2002. Como é habitual, muitos meses antes, o fabricante sueco apresentou um protótipo para adiantar seu futuro modelo. Trata-se precisamente do Volvo ACC Concept que mostramos hoje.
Mostrado pela primeira vez no Salão de Detroit, no início da década passada, este Volvo Adventure Concept Car (ACC) significou um adiantamento do que estava por vir no catálogo da marca sueca: seu primeiro modelo SUV. Tratava-se de um veículo com quatro lugares e um grande nível de equipamento, já que incluía desde um equipamento de áudio premium até uma geladeira e uma televisão para os passageiros traseiros.
O nome do modelo pretendia representar o caráter aventureiro do futuro crossover, ao qual há que somar o resto dos atributos a destacar, como o espaço interior, o conforto e, é claro, a segurança, que hoje em dia continua sendo um estandarte da marca.
“Queremos demonstrar que estamos decididos e que temos o que há de melhor para competir contra os melhores do segmento dos SUVs”, afirmava o então presidente da Volvo Car Corporation, Hans-Olov Olsson.
Ainda assim, a marca enfatizou que este protótipo não seria o modelo definitivo que se veria pouco tempo depois nos concessionários, já que se tratava de uma espécie de ‘termômetro’, criado para testar a opinião do público e analisar a possível demanda no mercado.
Na verdade, durante aquele Salão de Detroit, a marca montou uma série de computadores para que os visitantes do evento pudessem deixar sua opinião sobre o protótipo, e incluso em uma data posterior, a Volvo abriu os comentários a todos os usuários através de uma plataforma online.
Na ocasião o fabricante sueco não forneceu nenhum dado sobre o sistema de propulsão do ACC Concept, além de assegurar que teria níveis de emissões poluentes “iguais a um automóvel de passeio convencional”.
Depois soubemos, logicamente, que o Volvo XC90 foi oferecido com motores de 5, 6 e 8 cilindros, e na verdade não utilizou propulsores de 4 cilindros até a segunda geração, lançada em 2015, que atualmente conta inclusive com uma versão híbrida plug-in.