VOLVO CAR GROUP COMPLETA ESTUDO BEM SUCEDIDO DE CARREGAMENTO SEM FIO PARA CARROS ELÉTRICOS
Volvo Car Group tem sido parceiro em um projeto de pesquisa avançada, que tem estudado as possibilidades de carregamento indutivo para veículos elétricos, e os resultados mostram que esta tecnologia para a transferência de energia através de um campo eletromagnético tem um futuro promissor.
"Carregamento indutivo tem grande potencial. A tecnologia sem fio é uma maneira confortável e eficaz para transferir convenientemente energia. O estudo também indica que ele é seguro”, afirma Lennart Stegland, vice-presidente de Sistemas Elétricos de Propulsão da Volvo Car Group, e acrescenta:" Ainda não existe nenhum padrão comum para carga indutiva. Vamos continuar nossa pesquisa e avaliar a viabilidade da tecnologia em nossos projetos de carros híbridos e elétricos.”
O carregamento sem fio
Carga indutiva usa um campo eletromagnético, em vez de um cabo para transferir energia entre dois objetos. Uma bobina de indução cria um campo eletromagnético alternado de uma estação de base de carregamento. A segunda bobina de indução no dispositivo portátil capta energia do campo eletromagnético e converte-o de volta em uma energia elétrica que carrega a bateria. Esta tecnologia é comum em eletrodomésticos, tais como escovas de dente elétricas, mas ainda não está disponível comercialmente para carregar carros elétricos.
"Com carga indutiva, basta posicionar o carro em cima de um dispositivo de carregamento e o carregamento começa automaticamente. Acreditamos que este é um dos fatores que podem aumentar a aceitação de veículos elétricos pelo cliente”, afirma Lennart Stegland.
Pesquisa em Flanders
O projeto de pesquisa completo, que inclui o carregamento indutivo para carros e ônibus, foi iniciado pela unidade de Flandres, a região de pesquisas da indústria automobilística na região de Flandres, na Bélgica. Foi feito um consórcio de empresas, incluindo a Volvo Car Group, a Bombardier Transportation e a fabricante de carrocerias Van Hool. O projeto foi parcialmente financiado pelo governo flamengo. A Volvo Cars forneceu o carro para o projeto de carga indutiva: um Volvo C30 elétrico com uma potência de 89 kW (120 hp) de potência.
"Os testes mostraram que o nosso Volvo C30 elétrico pode ser totalmente carregado sem um cabo de alimentação em aproximadamente 2,5 horas. Em paralelo a isso, também estão sendo realizadas pesquisas em carregamento de energia lento e regular, juntamente com Inverto, que também é parceira no projeto", diz Lennart Stegland .
Volvo Cars tem foco em eletrificação
A estratégia ambiciosa da Volvo Cars para a eletrificação também resultou no lançamento bem sucedido Volvo V60 Plug-in Hybrid, que entrou em produção em série em 2012.
A empresa iniciou uma cooperação estratégica com a Siemens, a fim de desenvolver a tecnologia de acionamento elétrico, eletrônico de potência e tecnologia de carregamento, bem como a integração desses sistemas em veículos elétricos.