VOLVO CARS CRIA NOVO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS COMPACTOS
A controladora da marca sueca, a chinesa Geely, criará no novo China Euro Vehicle Technology uma nova família de modelos do segmento C para a Volvo e para a Geely.
A Volvo Cars e a chinesa Geely, estão estabelecendo esforços visando à criação de um novo centro de desenvolvimento de novos modelos compactos. O objetivo deste novo empreendimento, o China Euro Vehicle Technology (CEVT), propriedade dos chineses da Geely e que terá sede em Gotemburgo, na Suécia, é a criação dos próximos modelos compactos - segmento C - da Volvo e da Geely.
Dentro dos novos planos poderá estar o sucessor do V40 (na imagem) e um crossover XC40, assim como modelos da Geely para serem comercializados principalmente na Europa. O responsável por este centro é Mats Fagerhag, engenheiro responsável pela plataforma Phoenix, que estava pronta para a uma nova família de modelos da também sueca Saab, mas que nunca avançou.
O CEVT terá a capacidade de criar uma nova plataforma, motores e transmissões, assim como o design exterior e os painéis da carroceria. O CEVT adotará uma técnica modular, com possibilidade de alterar comprimento, largura, altura, distância entre eixos e medidas das rodas entre modelos.
Esta tecnologia permitirá ainda a fabricação de carros com diferentes posicionamentos, pois os diferentes módulos poderão ser produzidos conforme padrões diferentes. Por exemplo, será desenvolvido um módulo para a parte dianteira - que inclui a suspensão dianteira e a direção - que pode ser especificado de acordo com diferentes níveis de performance em termos de comportamento, ruído e vibrações. Esta modularidade facilita a introdução de novas tecnologias e de novas versões de um modelo.
Na nova plataforma serão contempladas motorizações híbridas e tração integral mecânica. O sistema propulsor híbrido terá um eixo traseiro movido por um motor elétrico. O primeiro modelo fabricado com base nesta tecnologia deverá ser lançado daqui a cerca de dois anos e meio.