VOLVO CARS E AUTOLIV UNEM FORÇAS NO DESENVOLVIMENTO DA CONDUÇÃO AUTÔNOMA
Procurando adiantar o desenvolvimento das tecnologias de condução autônoma, a Volvo Cars e a Autoliv assinaram um acordo para a concepção da próxima geração de sistemas de assistência e de segurança. Esse acordo prevê a constituição de uma nova empresa, com sede em Gotemburgo, na Suécia, e uma força de trabalho na ordem dos 200 colaboradores vindos de ambas as empresas, com a previsão de chegar aos 600 em médio prazo.
O início das operações dessa parceria está agendado para o início de 2017, criando-se assim um novo ‘player’ no mercado global dos sistemas de software de condução autônoma. Também é a primeira vez que um fabricante Premium de automóveis, junta forças com um fornecedor de tecnologias para desenvolver novos sistemas de assistência à condução e de autonomia.
As tecnologias desenvolvidas serão utilizadas nos veículos da Volvo e vendidas exclusivamente pela Autoliv a outros fabricantes de automóveis, com as receitas sendo divididas entre ambas as empresas.
Para o CEO da Volvo Cars, Hakan Samuelsson (à direita na foto), “ao combinar os nossos conhecimentos e recursos, estamos criando uma líder mundial no desenvolvimento de softwares de condução autônoma. Isso significa que poderemos oferecer essa tecnologia aos nossos clientes rapidamente”.
A Autoliv é um dos principais fornecedores de sistemas de segurança a nível mundial, tendo sido responsável - assim como a Volvo - pela introdução de novas tecnologias de segurança ativa e passiva para diversos fabricantes de automóveis ao longo dos últimos 60 anos. Jan Carlson (à esquerda na foto), presidente e CEO da Autoliv, disse que “não existem outras duas empresas que possam reivindicar que tenham feito mais pela segurança automobilística do que a Autoliv e a Volvo”.
Tanto a Autoliv como a Volvo Cars irão licenciar e transferir a propriedade intelectual dos seus sistemas ADAS para esta nova ‘joint venture’, sendo a partir dessa base que novos sistemas e tecnologias serão desenvolvidos. Está previsto que os primeiros resultados dessa união de esforços surja em 2019, com as primeiras tecnologias disponíveis em 2021.
Dennis Nobelius, diretor geral da Volvo Suíça e antigo vice-presidente e responsável pela linha 90 da Volvo Cars, será o principal executivo da nova empresa.