VOLVO CARS E NORTHVOLT UNEM-SE PARA DESENVOLVER E PRODUZIR BATERIAS

A Volvo Cars prometeu abandonar os motores a combustão até 2030, e para atingir essa meta continua dando passos concretos para eletrificar a sua linha. Um deles é precisamente a parceria com a empresa sueca de baterias Northvolt.
Ainda pendente de uma negociação final e a um acordo entre as partes (incluindo a aprovação pelo conselho de administração), esta parceria terá como objetivo o desenvolvimento e produção de baterias mais sustentáveis que irão equipar não só os modelos da Volvo, mas também da Polestar.
Embora ainda não esteja fechada, esta parceria permitirá à Volvo Cars atacar uma parte considerável do ciclo de emissões de carbono associado a cada automóvel elétrico: a produção de baterias. Isso deve-se ao fato de a Northvolt ser não só uma empresa líder na produção de baterias sustentáveis como por produzir as baterias perto das fábricas da Volvo na Europa.
Caso se confirme a parceria, o primeiro passo do trabalho conjunto entre a Volvo Cars e a Northvolt será a construção de um centro de pesquisas e desenvolvimento na Suécia, com início das operações previsto para 2022.
A joint-venture deverá ainda dar origem a uma nova gigafactory na Europa, com uma capacidade potencial anual de até 50 gigawatt hora (GWh) e alimentada por energia 100% renovável. Com início de atividade previsto para 2026, esta deverá empregar cerca de 3.000 pessoas.
Por fim, esta parceria não só permitirá à Volvo Cars obter, a partir de 2024, 15 GWh de células de bateria anualmente através da fábrica da Northvolt Ett como deverá ainda garantir que a Northvolt responda às necessidades europeias da Volvo Cars no âmbito do seu plano de eletrificação.
Lembrando que a meta passa por garantir que já em 2025 os modelos 100% elétricos correspondam a 50% do total das vendas. Já em 2030 a Volvo Cars passará a comercializar somente modelos elétricos.
Sobre esta parceria, Hakan Samuelsson, CEO da Volvo Cars, afirmou: “Ao trabalharmos com a Northvolt iremos assegurar um fornecimento de células de baterias de qualidade e mais sustentáveis, suportando assim a nossa empresa totalmente eletrificada”.
Já Peter Carlsson, co-fundador e CEO da Northvolt, reforçou: “A Volvo Cars e a Polestar são empresas líderes na transição para a eletrificação e os parceiros perfeitos para os desafios que temos à nossa frente onde pretendemos desenvolver e produzir as células de baterias mais sustentáveis do mundo. Estamos muito orgulhosos por sermos o parceiro exclusivo para ambas as empresas na Europa”.
Finalmente Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars, optou por relembrar que “O desenvolvimento interno da próxima geração de baterias, em conjunto com a Northvolt, irá permitir-nos um projeto específico para os condutores Volvo e Polestar. Deste modo, poderemos focar-nos em oferecer aos nossos clientes o que eles desejam, em termos de autonomia e tempos de carregamento”.