VOLVO CONCEPT RECHARGE: VISLUMBRANDO O SUBSTITUTO 100% ELÉTRICO DO XC90

A celebração do Volvo Cars Tech Moment, em Gotemburgo (Suécia), deixou inúmeras manchetes. A Volvo apresentou seu roteiro tecnológico para os próximos anos. Um plano estratégico com o qual espera culminar seu ambicioso objetivo de converter-se em uma marca premium e 100% elétrica até o ano de 2030. Uma das novidades mais relevantes que foi apresentada nesse evento foi o novo Volvo Concept Recharge.
Estamos diante de um modelo conceitual no qual devemos prestar muita atenção por duas questões principais. Por um lado, marca a linha e o rumo que seguirão os futuros carros elétricos da Volvo e, por outra parte, permite vislumbrar o esperado substituto 100% elétrico do atual Volvo XC90. Vem aí um SUV muito luxuoso e elétrico como carro-chefe desta era em que o fabricante sueco está entrando.
Ao conceber o projeto do novo Concept Recharge buscou-se ser fiel a todo momento à herança escandinava que segue a premissa de ‘menos, mas melhor’. O uso de um sistema de propulsão 100% elétrico permitiu tomar certas medidas na hora de projetar o habitáculo. Foi conseguido aumentar o espaço interior e ao mesmo tempo foi aperfeiçoada a aerodinâmica.
A primeira geração de carros elétricos da Volvo compartilha plataforma com automóveis a combustão. Isso se traduz em certas limitações na hora de desenvolver os modelos totalmente elétricos. Além disso, o espaço disponível para acomodar o pacote de baterias de íons de lítio está igualmente limitado. Pelo contrário, a próxima geração de automóveis elétricos da empresa sueca utilizará uma plataforma dedicada. Ou seja, uma arquitetura específica para veículos elétricos de bateria.
O primeiro elétrico da Volvo a estrear esta nova arquitetura será o mencionado substituto do XC90. Um modelo que está atualmente em desenvolvimento e que é adiantado pelo Volvo Concept Recharge como dito previamente. O uso da plataforma dedicada permitiu aos engenheiros da Volvo incrementarem a distância entre os eixos para acomodar uma bateria de maior tamanho. A isso há que somar saliências mais curtas.
Por outra parte, e com relação a um SUV convencional, como os XC40, XC60 e XC90, foi melhorada a aerodinâmica, que tem benefícios muito positivos para a autonomia. Voltando ao design exterior, o novo Concept Recharge exibe grupos ópticos que reinterpretam os característicos faróis usados pela marca. Também foi substituída a grade tradicional por um painel que se funde diretamente com o para-choque. As lanternas traseiras adotam um formato vertical.
Quanto ao interior do novo Concept Recharge, somos envolvidos por um ambiente confortável. O minimalismo é fundamental, assim como a enorme tela táctil de 15 polegadas que se converte no centro nevrálgico. É um elemento chave para utilizar o sistema de infotainment. Também conta com os sistemas de assistência à condução mais avançados desenvolvidos pela Volvo.