VOLVO CRIA ESTRUTURA PARA ENFRENTAR O MERCADO GLOBAL
- Foram criadas três novas divisões regionais responsáveis pelos negócios na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), América e Ásia, visando o aumento das vendas nas várias zonas do planeta ao longo dos próximos anos.
“A Volvo está planejando um aumento significativo do volume de vendas a médio-prazo. Precisamos de uma estrutura clara e focada no mercado para garantir que vamos atingir este ambicioso objetivo”. Foi esta a justificativa dada pelo CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, para a criação de três novas divisões que serão responsáveis pelos negócios da marca nas várias zonas do globo onde o emblema sueco marca presença. Os novos departamentos terão como principal função, suportar o aumento de vendas previsto para os próximos anos.
Foi criada uma área para a Europa, Oriente Médio e África (EMEA), que será dirigida por Anders Gustafsson, que era até o momento responsável pelas operações da marca na Suécia. A área da América, que vai supervisionar o desempenho da Volvo em todo o continente, será liderada por Lex Kerssemakers, anterior responsável de estratégia de produto da marca. Lars Danielson, que já dirigia as operações da Volvo na China, irá assumir a responsabilidade pela recém-criada divisão asiática.
No último ano, as vendas da Volvo cresceram 8,9% para um total de 465.866 veículos, impulsionadas por um aumento de 11% no total de automóveis comercializados na Europa, principal área de negócio da marca.
Na América do Norte registrou-se uma queda de 7,9%, mas a China continua se afirmando como o grande mercado para a Volvo, assim como para os demais fabricantes, com a marca sueca aumentando o volume de vendas em 33% neste território.
Já em 2015 a Volvo espera superar a marca das 500.000 unidades comercializadas, através da evolução dos resultados na Europa e Ásia e uma recuperação positiva do seu exercício na América, um objetivo para o qual já deverá contribuir a reorganização anunciada pela empresa.